SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

17/05/2024 09:28:22

Lombadas eletrônicas começam a multar a partir de abril

Multa para quem desrespeitar as medidas pode ser considerada média, grave ou gravíssima
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
23/03/2022 13:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Instaladas em locais estratégicos da cidade, a fim de reduzir a velocidade nas principais avenidas de Lucas do Rio Verde, as lombadas eletrônicas entram efetivamente em operação a partir do próximo mês. Condutores que desrespeitarem o limite de velocidade indicado pelos aparelhos serão multados.

Segundo o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, as lombadas eletrônicas passam a autuar de maneira automática a todos os condutores que passarem acima da velocidade permitida no local, 40 km/h, a partir do dia 15 de abril. São, ao todo, 22 equipamentos instalados em pontos fixos da cidade.

As multas serão emitidas conforme o art. 218 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), podendo ser enquadrada em infração média (quando a velocidade for superior à máxima em até 20%), grave (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%) ou gravíssima (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%).

Os equipamentos eletrônicos começam a funcionar após o período educativo de 60 dias, iniciado em fevereiro, para que os condutores se adaptem ao novo sistema.

Em todos os pontos em que os aparelhos foram implantados, o Departamento de Trânsito instalou placas indicando a velocidade permitida, tachões, pintura dos sinalizadores, linha de redução de velocidade e área zebrada.

“O principal objetivo das lombadas eletrônicas é preservar a vida. Ninguém vai ser multado se obedecer a sinalização e as leis”, disse o secretário de Segurança Pública, Paulo Nunes.

A Guarda Civil Municipal estará nos pontos indicando e prestando apoio aos condutores que têm dúvidas.

Fotos:

14/05/2024 11:21

Maio Amarelo: Alunos participam de ação com simulador de capotamento

Mais de 200 pessoas participaram da ação em Lucas do Rio Verde

09/05/2024 17:32

Inscrições abertas para Brigada Mista de Lucas do Rio Verde

Interessados devem preencher o formulário on-line até 17 de maio

08/05/2024 09:13

Mais 10 contribuintes luverdenses foram premiados no sorteio do Emplaca Lucas

Campanha incentiva transferência e primeiro emplacamento de veículos; conheça os ganhadores e saiba como participar

06/05/2024 16:43

Sorteio de maio da campanha Emplaca Lucas será nesta terça-feira (7)