SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Espaço físico conta com investimento de R$ 461.970,42 na reforma e ampliação
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
26/10/2023 13:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Iniciando mais um capítulo histórico da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, entregou nesta quinta-feira (26), a nova sede da instituição. O prédio, que abrigava o 13º batalhão da Polícia Militar, teve investimento de R$ 461.970,42 na reforma e ampliação do espaço.

A readequação do espaço de 528 m² conta com salas de recepção, administrativo, operacional, corregedoria, centro de videomonitoramento, sala de gerenciamento de crise, alojamento, cozinha e refeitório. A obra contempla ainda a pintura interna e externa do prédio, troca de gradil por muro, pintura do telhado e dos pisos de concreto, troca do piso cerâmico por granilite, reorganização das divisórias internas, além de um novo mobiliário.

Em breve, será instalado também a sala Maria da Penha, que atenderá as ocorrências das vítimas de violência doméstica no município, que são acompanhadas pela GCM, através do Botão do Pânico.

Solenidade de inauguração da nova sede da GCM (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Mais um passo importante do nosso projeto para segurança pública de Lucas do Verde. Dentro dessa nova proposta, com muita tecnologia, com centro de videomonitoramento, com a guarda devidamente armada, o espaço físico com uma condição de trabalho excepcional. A Guarda Civil Municipal complementa e vem reforçar as forças de segurança, pois na nossa Cidade de Oportunidades a segurança pública está no pilar das nossas principais prioridades. É um momento de conquista, de entrega e a gente agradece a presença de todos neste dia”, declarou o prefeito Miguel Vaz.

“O trabalho é mais motivado, temos uma sede com dignas condições. O nosso prefeito tem investido em toda a área de segurança, tanto na Polícia Militar, apoiando a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o sistema prisional, e segurança pública se faz com integração para uma sociedade em busca de uma segurança realmente de excelência. Estou muito feliz, agradeço a todos os envolvidos para esse nível de qualidade, onde temos uma Guarda Civil Municipal referência para o estado de Mato Grosso”, agradeceu o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha.

O Comandante da Guarda Civil, Jota Lima, descreve o momento como um sonho. “Um anseio de todos os componentes da Guarda Civil que vinha, há muito tempo, pelo espaço físico adequado para desempenhar o seu trabalho. O número de efetivo vem aumentando, principalmente agora com o concurso público. Vamos somar forças e de casa arrumada para os trabalhos daqui em diante”, descreveu Jota.

Mariane Gomes da Silva, Guarda Civil Municipal define como paixão a profissão que exerce. “Eu trabalho com a Guarda Civil há três anos mais ou menos e não tenho um dia sequer que eu tenha pensado em deixar esse serviço para mexer com outra área. Então a gente vê essa trajetória da Guarda, mudando praticamente da água para o vinho, tanto a corporação, quanto na questão de equipamento, e agora vivendo essa inauguração do novo espaço. Sinceramente, estou muito contente mesmo, analisando toda essa trajetória e agora vivendo essas conquistas, sou muito grata.”

Também participaram da solenidade a primeira-dama Janice Ribeiro, vice-prefeito Marcio Pandolfi, secretários: Alan Togni (Governo), Paulo Nunes (Agricultura e Meio Ambiente), Giovanni Silva (Fazenda), Welligton Souto (Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade), Elaine Lovatel (Educação), Marcelo Bresolin (Infraestrutura e Obras), Jackson Lopes (Esporte e Lazer), Fernanda Heldt Ventura (Saúde), Luciana Bauer (Cultura e Turismo), diretor Gilson Garcia (Previlucas), diretor Mauricio Fossatti (Saae), procuradora Municipal, Derlise Marchiori, presidente em exercício da Câmara Municipal, Daltro Figur, demais vereadores Ideiva Foletto, Marcio Albieri, Gilson Fermino (Urso), Wagner Godoy, suplente Jonas Cabeleireiro, presidente do bairro Vida Nova, Josias Toré, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Davi Paré, representantes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário e empresários.

Guarda Armada

Recentemente Guarda Civil Municipal, em menos de três anos, a corporação passou por reestruturação do estatuto, uma capacitação intensa em Cotia (SP), além de se tornar a primeira Guarda Municipal do Estado de Mato Grosso 100% armada e com autorização da Polícia Federal.

26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado

23/04/2024 10:35