SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

30/04/2024 08:19:39
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=seguranca-publica&cod=12184

Secretaria de Segurança Pública apresenta dados das ações no município

Atuação integrada entre Prefeitura e Polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal tem impactado na redução dos índices de criminalidade
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
11/10/2023 12:45

(Foto: Ascom Prefeitura / Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A segurança pública é uma das prioridades da gestão. A atuação integrada entre a Prefeitura, as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal para garantir proteção e bem-estar da população faz a diferença para reduzir os indicadores de criminalidade no município.

Dados oficiais apontam a queda nas ocorrências de crimes no município no comparativo do mesmo período de 2022. É possível constatar uma redução de 32% em roubos, 11% em furtos e 18% em homicídios, por exemplo.

Em contrapartida, os índices de produtividade das corporações policiais da cidade aumentaram sensivelmente na comparação de 2022 para 2023. Só neste ano, foram realizadas apreensões de 11.158 gramas de entorpecentes, 774 suspeitos conduzidos e 2.420 munições apreendidas. 

“Quando se fala em segurança pública, conseguir manter os dados do último ano, levando em consideração o aumento populacional já é um ganho. São esses dados que mostram que a nossa atuação está tendo resultados”, declara o Tenente Coronel PM Paulo Secchi de Ávila.

Ao detalhar as ações desenvolvidas, o secretário de Segurança Pública, Marcos Cunha, apresentou dados referentes ao programa Vigia Mais MT, implementado pelo Governo do Estado com apoio da Administração Municipal. O programa já realizou a instalação de 126 câmeras e prevê a instalação de outras 254 câmeras de monitoramento, sendo com lentes que possibilitam a leitura de placas de veículos e reconhecimento facial. “Em Lucas do Rio Verde, como em qualquer outro município, a segurança pública é um desafio contínuo que requer ações estratégicas e um compromisso firme por parte das autoridades e da população em geral”, afirma o secretário.

Outra medida que tem contribuindo efetivamente com a segurança pública é o aumento de efetivos na Guarda Civil Municipal e o reforço do policiamento em horários específicos, ou seja, um aumento de cinco policiais a mais no município, durante as jornadas extraordinárias.

O presidente do bairro Pioneiro, Jeferson Cambará, ressaltou que o aumento de novos moradores na cidade traz desafios que precisam ser enfrentados. “Apesar de morarmos em uma cidade do interior, o número de pessoas tem aumentado cada vez mais. E, nós, população não temos noção desses números positivos que foram apresentados. Infelizmente a gente não consegue vê a olho nu essa evolução da atuação das forças de segurança. Mas, saber que a gestão está fazendo mais, nos traz tranquilidade, reiterando o meu total respeito e admiração ao trabalho de toda a equipe. Sabemos que alguns bairros necessitam de uma maior atenção por apresentarem mais demandas que os outros. Aqui na cidade é possível presenciarmos os agentes de segurança, seja policial ou guarda, garantindo assim a tranquilidade de que está no local”, relata.

Ainda durante a reunião, o secretário Marcos Cunha agradeceu o reconhecimento pelo desempenho de toda a equipe, principalmente, dos agentes que estão no dia a dia garantindo a segurança da população luverdense. “Onde houver indícios de criminalidade, ali estramos intensificando a presença dos agentes de segurança, seja por meio de ações preventivas, ou ainda, de forma repreensiva com atuação conjunta as forças de segurança”, afirmou.

O encontro serviu para aproximar ainda mais a população com o serviço público. “Esse momento é muito importante, pois a apresentação é elaborada com base nas demandas trazidas pela população e presidentes dos bairros, onde temos a obrigação de analisarmos e irmos atrás de medidas e soluções. O importante é sabermos que estamos trilhando bons caminhos para os melhores resultados na segurança de cada cidadão luverdense” observa o prefeito, Miguel Vaz.

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado


23/04/2024 10:35

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em Mato Grosso

Municípios do estado têm visitado a GCM para conhecerem os trâmites


19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança


17/04/2024 09:47

Emplaca Lucas: Próximo sorteio da campanha será em maio

Veículos transferidos ou que receberam primeiro emplacamento podem concorrer aos prêmios


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2024 11:20

Secretaria de Segurança Pública reforça efetivo para a 3ª Festa do Milho

Evento terá videomonitoramento com reconhecimento facial


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


22/03/2024 11:24

Novas viaturas da Guarda Civil Municipal são apresentadas no Show Safra

60 agentes que estão em curso de formação para integrar a GCM estiveram presentes na feira


18/03/2024 16:50

Prefeitura divulga edital complementar nº 02 do Concurso da GCM

Convocados devem se atentar ao recurso sobre as provas do Curso de Formação Profissional


09/03/2024 13:30

Curso de Formação da GCM inicia com recepção de autoridades

60 candidatos aprovados nas fases anteriores do concurso participam da etapa final do processo seletivo


07/03/2024 16:28

Município e Estado discutem melhorias para segurança pública em Lucas do Rio Verde

Prefeito Miguel Vaz recebeu o secretário de Segurança Pública do Estado para debater ações para o município