SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

30/04/2024 09:18:01

Você solta pipas? Saiba como se divertir e preservar a segurança ao mesmo tempo

Cerol e outros materiais cortantes têm sido os grandes vilões deste brinquedo, causando inúmeros acidentes
Por Ascom Prefeitura/Lina Obaid
17/05/2021 10:17

(Foto: Divulgação)

No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), todo ano morrem cerca de 500 pessoas por ferimentos causados por linha de pipa com material cortante. Destes, 125 são fatais, devido à popularidade de materiais como cerol e linha chilena.

Diante disso e do crescente número de ocorrências de acidentes de trânsito em todo o país, surgiu o movimento “Maio Amarelo”, que tem como objetivo a educação no trânsito de forma integrada.

Em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura aderiu ao movimento, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, que realizará palestras educativas preventivas em escolas e empresas, prestando orientações à comunidade em geral.

O foco maior dos trabalhos da Secretaria é a preservação da vida para a redução da incidência de acidentes e de sua gravidade no geral. Além, é claro, de orientar sobre os perigos de soltar pipa na rua, tanto para o motorista, motociclista e ciclista quanto para os próprios pedestres.

História da pipa… e do cerol

Empinar pipa ou “papagaio” - como é conhecido popularmente em algumas regiões - é uma tradição antiga oriunda da China e que sempre cativou crianças, adolescentes e até mesmo adultos.

Mas, com o passar do tempo, este brinquedo passou por mudanças, em que o prazer de alcançar o voo mais alto de alguns, é ao mesmo tempo o pesadelo de outros.

Isso acontece porque nas últimas décadas, as linhas deste objeto passaram a receber materiais cortantes como o cerol e a linha chilena, matando pessoas, onde antes não havia esta mínima possibilidade.

Enquanto o cerol é feito a partir de cola e pó de vidro ou cola e pó de ferro que são passados à linha comum da cauda, o segundo é mais letal, pois é fabricado industrialmente, com pó de quartzo ou óxido de alumínio, materiais altamente cortantes.

Os motociclistas são os mais afetados, pois são os integrantes mais expostos do trânsito, depois dos pedestres e ciclistas. Diante disso, alguns estados brasileiros já proibiram por completo o uso de linhas de cerol e afins em pipas.

A tendência é que em breve, todos sigam este mesmo caminho, como sugere o Projeto de Lei 4948/2020, que prevê uma pena de reclusão de 6 meses a 4 anos e multa para aqueles que forem pegos com posse, uso, fabricação, fornecimento e comercialização de linhas cortantes, geralmente usadas para manejar pipas, papagaios ou pandorgas.

Para a segurança de todos, quando for soltar pipa, fique atento a estes cuidados:

• Utilize espaços abertos e sem fiação elétrica por perto
  • NÃO USE CEROL E AFINS!
  • Evite rabiolas longas, pois elas enroscam facilmente em árvores, fios da rede elétrica, etc.
  • Só brinque no tempo aberto, nada de se aventurar em tempo de chuvas e raios!
  • Se o papagaio cair, não suba em telhados e lajes para resgatá-lo
  • Muita atenção às ruas, quando houver trânsito e precisar atravessar, etc.

26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado

23/04/2024 10:35