27/02/2024 10:37:04
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11591/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde instaura processo de Regularização Fundiária Urbana no Colina Verde

Momento histórico era aguardado pelos moradores do Recanto dos Macucos há 20 anos
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos e Patrícia Kluge Marchi
10/05/2023 14:47

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo e Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde assinou o Decreto nº 6.328/2023, de instauração do processo de Regularização Fundiária Urbana na modalidade REURB-S (interesse social) e REURB-E (interesse específico) no Núcleo Urbano Informal Consolidado Colina Verde, antigo Recanto dos Macucos. O ato, aguardado há mais de 20 anos pelos moradores, simboliza a garantia de organização territorial e a entrega de infraestrutura urbana para a região.

A solenidade contou a presença do prefeito Miguel Vaz, procuradoria municipal, secretários, vereadores, representantes do Judiciário, de entidades e instituições, moradores da região entre outras autoridades.

O prefeito Miguel Vaz, em seu discurso, disse que o sentimento é de dever cumprido. “Dever de assumir na minha missão enquanto prefeito de regularizar e entregar dignidade aos moradores do Recanto dos Macucos. Havia uma ação civil pública que impedia o Poder Executivo de fazer qualquer prestação de serviço, inclusive de infraestrutura. As crianças precisavam do transporte público e tinham que caminhar, muitas vezes, até mais que um quilômetro. Isso me chamou muita atenção porque é uma condição muito desigual para essas pessoas que viviam aqui. Enxergamos o problema e conseguimos construir uma solução com o Ministério Público, Judiciário, com a Procuradoria Municipal, seguindo os critérios legais. É trazer a essa comunidade a infraestrutura necessária para promover qualidade de vida”, detalhou.

O presidente da associação de moradores da comunidade, Roberto Pereira, se diz emocionado com esse momento. “Primeiro lugar eu quero agradecer a Deus. Por essa batalha conseguida e agradecer as pessoas que nos apoiaram até aqui. Hoje é o que podemos falar que essa terra é nossa, que nós é quem compramos. Me sinto valorizado em realizar esse sonho. E o Poder Executivo e Judiciário pode confiar que vamos continuar cuidando do nosso lugar, preservando esse nosso bem, conforme pedido”, agradeceu Roberto Pereira.

A regularização acontece a partir do entendimento do Ministério Público em relação a Lei de Regularização Fundiária Urbana n° 13.465, de 2017. A legislação prevê a aplicação dos instrumentos de REURB-S e REURB-E, de forma mesclada, de acordo com cada situação dos moradores da comunidade. A procuradora municipal da Prefeitura, Derlise  Marchiori, explica os próximos passos.
“A partir de agora que assinamos o decreto, faremos as visitas in loco, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, as pessoas interessadas pelo processo de regularização poderão levar os documentos até a Prefeitura, que serão analisados e depois, a etapa de titulação, sendo feito pelo cartório. Neste processo, pedimos paciência por ser um pouco demorado. Para mais celeridade, pedimos que os moradores levem, quanto mais breve, os documentos para análise, quando for solicitado”, explica Derlise Marchiori.

O Macuco está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Além disso, o local foi loteado de forma irregular, resultando uma série de dificuldades, apontadas em Ação Civil Pública que está em tramitação desde 2008.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde contratou um estudo que apontou que as melhorias e obras de infraestrutura no local podem acontecer sem a degradação ambiental. Conforme o planejamento da administração, com a regularização, o Município deve implantar aproximadamente 6 km de vias públicas.

O processo foi instaurado a partir do Requerimento de Regularização Fundiária Urbana, protocolado em fevereiro pela Associação dos Moradores do Setor Treze/Colina Verde, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Além do Decreto, a Gestão Municipal assinou a Ordem de Serviço para início das manutenções nas estradas que atendem a região. Ao termino do ato, o maquinário da Prefeitura de Lucas do Rio Verde começou os trabalhos de cascalhamento e patrolamento no núcleo Colina Verde. 


 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2024 08:42

Transformando através do ensino: Lixo Zero começa a ser implantado nas escolas da rede municipal

A formação para os diretores será presencialmente nesta terça-feira, às 16h, no Centro de Formação


26/02/2024 17:00

Inscrições para a 13ª Corrida pela Preservação da Água começam nesta terça-feira (27)

Evento alusivo à comemoração do Dia Mundial da Água distribuirá mais de R$ 33 mil em prêmios


26/02/2024 16:30

Cultura retoma atividades no Espaço Semeador

Local recebeu visita dos alunos da Escola Municipal Eça de Queirós


26/02/2024 15:15

Inscrições do Processo Seletivo do Esporte seguem até 29 de fevereiro

Prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, será dia 24 de março


26/02/2024 11:35

UAB/UFMT reabre inscrições para cursos de licenciatura em Química e Geografia

Inscrições seguem até 11 de março; Isenção do pagamento deve ser solicitada de 26 a 28 de fevereiro


26/02/2024 08:15

Novas licitações estão disponíveis no site da Prefeitura

Os interessados devem ficar atentos aos prazos e critérios estipulados em cada edital


24/02/2024 18:08

Prefeitura de Lucas do Rio Verde forma 6ª turma de médicos residentes

O programa tem o objetivo de oportunizar especialização aos profissionais e também ofertar serviços de qualidade à toda população


24/02/2024 17:00

Município reativa pedalinhos no Lago Ernani José Machado

O equipamento funcionará aos sábados, domingos e feriados


24/02/2024 10:00

Inscrições abertas para Campeonato de Futsal em Lucas do Rio Verde

Competição terá início no dia 16 de março no Ginásio Rio Verde


23/02/2024 20:00

Lucas do Rio Verde busca projetos sustentáveis em São Paulo

Iniciativa está atrelada a meta de ser referência em green economy


23/02/2024 15:00

Copa Batom abre inscrições para oitava edição em Lucas do Rio Verde

Equipes classificadas em 1º e 2º lugar receberão premiação em dinheiro