28/04/2024 23:11:39

Saae alerta para limpeza das caixas d’água a fim de evitar proliferação do Aedes aegypti

Mosquito é o vetor da dengue, que pode ser fatal, e a prevenção é a melhor forma de combater a doença
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
29/08/2023 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Yuri Cardozo)

Com a crescente proliferação do mosquito da dengue no município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, vem alertar a população sobre a importância de manterem suas caixas d’água limpas e fechadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dentre as medidas preventivas, está a limpeza e vedação das caixas d’água, que são um dos locais para a antecipação do mosquito.

O Saae enfatiza que a limpeza das caixas d’água deve ser feita regularmente, a cada seis meses, no mínimo. Além disso, é importante verificar se as tampas estão bem fechadas e utilizar telas onde o reservatório não tem tampa, pois qualquer abertura pode permitir a entrada do mosquito.

A proposta da autarquia é somar esforços junto à Secretaria de Saúde, promovendo a conscientização da população sobre a importância da prevenção da dengue. De janeiro até agosto de 2023 (1ª a 33ª semana epidemiológica), foram registradas 1.107 notificações de dengue. Destes, 558 casos foram confirmados.

Além da limpeza das caixas d’água, outras medidas preventivas incluem evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, latas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

A técnica química do Saae, Sabrina Endler, aponta a importância em adotar medidas preventivas, como a limpeza da caixa d’água nas residências.

“A falta de limpeza da caixa d'água pode levar ao acúmulo de sujeira, detritos e resíduos orgânicos, que proporcionam um ambiente ideal para a proteção do mosquito. Além disso, a água armazenada pode ficar estagnada por muito tempo, o que aumenta o risco de contaminação. Por isso, precisamos fazer a nossa parte e manter a caixa d’água sempre limpa e fechada”, alerta a profissional.

No site do Saae você encontra informações de como fazer a limpeza, além de outras dicas úteis.

SAÚDE SAAE

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol