26/04/2024 15:19:43
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/661/

Lucas é premiado na categoria valorização das merendeiras

Por Ascom
26/10/2007 09:31
Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Município mato-grossense é o único premiado em todas as edições do prêmio, instituído em 2004 pela ONG Ação Fome Zero. Premiação ocorreu ontem, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


 
O prefeito Marino Franz, de Lucas do Rio Verde, recebeu ontem (quinta) das mãos do ministro da Educação Fernando Haddad o “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar” na categoria ‘Valorização das Merendeiras’. Lucas do Rio Verde é o único município do Brasil premiado em todas as edições do prêmio, que foi instituído em 2004. 
 
 

Na edição deste ano, 751 municípios de todo o país se inscreveram, sendo que apenas 25 foram premiados. 
 
 

O prêmio é uma iniciativa da ONG Ação Fome Zero destinado a avaliar, selecionar e divulgar boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE, disseminando assim essas boas práticas como forma de incentivo a outros gestores.
 
 

De acordo com a ONG, a merenda escolar é a principal ou às vezes a única refeição de milhões de crianças carentes em todo o país, por isso a necessidade de buscar, na criatividade e boa aplicação dos recursos do PNAE a garantia de que a merenda escolar cumpra seu papel social.
 
 

“Temos um conselho verdadeiramente atuante e este é mais um prêmio à capacitação dos profissionais e à sua dedicação para fazer com que a merenda escolar de Luca do Rio Verde seja mais uma forma de respeito e valorização dos nossos alunos”, ressalta o prefeito Marino Franz.
 

 
As ações inovadoras em Lucas do Rio Verde, responsáveis pela premiação do município, são, principalmente, a aplicação de 100% dos recursos destinados para a merenda escolar e investimento de recursos próprios; cultivo de hortas escolares para o complemento da alimentação; implantação de padaria escolar, que produz os pães consumidos pelos alunos; e garantia da participação da sociedade no Conselho Municipal de Merenda Escolar.
 
 

O PRÊMIO:
Os critérios da Ação Fome Zero para a avaliação dos melhores desempenhos são quatro: desempenho financeiro; eficiência nutricional; participação social; e desenvolvimento local. 
 
 

O indicador desempenho financeiro considera os dados relativos ao valor do recurso transferido pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação - FNDE, à complementação financeira feita pela prefeitura e outras fontes, e ao custo médio das refeições.
 

 
A composição do indicador eficiência nutricional leva em conta as quantidades de energia e nutrientes dos cardápios enviados pelos municípios e a composição qualitativa destes cardápios.  A equipe de nutrição, a forma de fornecimento da merenda, e o projeto de educação alimentar nas escolas também são considerados na composição do indicador. 
 

 
Participação social é um indicador que quer aferir o grau de envolvimento dos conselhos de alimentação escolar na gestão da merenda e para isso são computados os dados que falam na composição e na estruturação do conselho e na atuação dos conselheiros.
 

 
Já o indicador de desenvolvimento local pretende averiguar o fornecimento de alimentos provenientes de produtores locais, e possíveis programas municipais de incentivo ao pequeno produtor vinculados ao PNAE que trazem desenvolvimento à região.
 
 

PREMIAÇÃO:
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta, 25, às 12h30, em Brasília, durante almoço comemorativo com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva - presidente de honra da Ação Fome Zero, de ministros de Estado e outras autoridades, além de empresários associados à Ação Fome Zero.
 
 

As categorias de premiação só foram reveladas durante a cerimônia.
 
 

A Ação Fome Zero é uma aliança de empresas e empresários que tem sede em São Paulo e nasceu em 2003. Tem como missão estimular ações e políticas integradas junto à sociedade civil, para o desenvolvimento de programas sociais com enfoque na segurança alimentar e nutricional da população.

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado


26/04/2024 13:22

Esporte: Lucas do Rio Verde tem representação nacional e internacional em competições

Inclusão, prevenção e muitas medalhas são o resultado das escolinhas ofertadas pelo Viva Lucas


26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais


26/04/2024 11:25

Empregador doméstico e Microempreendedor têm até 1º de maio para se inscrever no DET

O cadastro deve ser realizado no site do Governo Federal


26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural


25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)


25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon


24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h


24/04/2024 16:27

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses


24/04/2024 15:40

Prefeitura retifica edital cultural “Circula Lucas”

Resultado final será divulgado no dia 03 de maio


24/04/2024 15:19

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal