26/04/2024 18:42:55

Secretário apresenta projetos do Desenvolvimento Econômico para 2019

Entre os projetos destacados está o estacionamento para caminhões
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
29/01/2019 09:32

(Foto: Ascom Prefeitura)

Nesta segunda-feira (28), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Pagotto, em entrevista coletiva com a imprensa local realizou a apresentação dos projetos planejados para 2019.

Pagotto iniciou a conversa relatando o desafio que assumiu em 2019. “A convite do prefeito Luiz Binotti assumi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico neste ano. Estou dando encaminhamento aos projetos e buscando o fortalecimento econômico da cidade, ainda mais agora que somos a Capital da Agroindústria”.

Entre os projetos apresentados que estão em andamento, citados pelo secretário, está o estacionamento de caminhões. “Fizemos várias reuniões, e acredito que nos próximos dias vamos colocar o projeto em funcionamento, as conversações estão bem adiantadas”.

Na área de formação profissional, o secretário ressaltou uma parceria com o Senai. “Estamos fechando uma parceria com o Senai para atender a população com vários cursos profissionalizantes, dando oportunidade a todos os cidadãos que queiram se aperfeiçoar. Além disso, é importante citar a unidade do Senai em Lucas que deve ser inaugurada ainda neste ano, e também teremos a inauguração da nova sede do Sebrae ainda neste semestre. São instituições parceiras da administração e que fomentam os comércios locais”.

Outra ação citada por Pagotto foi a revitalização do Aeroporto Municipal Bom Futuro. “Fizemos a nova pintura da sinalização da pista e demais adequações necessárias para o bom funcionamento do aeroporto”.

No setor de obras, o secretário destacou a retomada da construção da infraestrutura do Espaço do Empreendedor, no Industrial V. “Tivemos uma procura muito grande pelos terrenos do Espaço do Empreendedor, somente neste mês já foram comercializados 10 lotes. Por isso, vamos retomar as obras de infraestrutura desta área que falta uma parte para finalizar, assim que parar as chuvas vamos dar início”.

Em 2018, a venda dos terrenos no Espaço do Empreendedor movimentou cerca de R$ 5,2 milhões. Pagotto pontuou que ainda existem terrenos disponíveis. “Os interessados em adquirir um terreno no local, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ainda temos lotes a disposição, é uma grande oportunidade, temos pagamento facilitado”.

Sobre o crescimento da cidade, o secretário apresentou alguns números. “Nós temos em Lucas do Rio Verde hoje 6.081 empresas cadastradas dos mais diversos segmentos. Destas empresas, 2.020 se instalaram no município nos anos de 2017 e 2018. É um número bastante expressivo e mostra a evolução do município. Agora com o título de Capital da Agroindústria esperamos que mais empresas venham e se estabeleçam em Lucas”.

Pagotto aproveitou a oportunidade para falar sobre os alvarás e os prazos que as empresas precisam cumprir. “Os empresários têm até dia 28 de fevereiro para fazer a solicitação e pagamento, ou no caso de empresas isentas, como os MEIs, devem trazer a declaração Simei e certidão de negativa, emitida junto ao Sebrae. Se houver dúvidas, os empresários podem procurar a prefeitura ou o contador para mais informações”.

Para finalizar, o secretário comentou o forte desenvolvimento da cidade. “No ano passado recebemos a notícia que Lucas do Rio Verde ocupa o 1º lugar no Estado de Mato Grosso no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), somos a Capital da Agroindústria, e mesmo com tantas adversidades econômicas que o Brasil vem enfrentando, o município ainda consegue mostrar resultados. Por isso, vamos continuar trabalhando arduamente para manter o crescimento da cidade, com altos índices de desenvolvimento econômico e social”.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line