26/04/2024 07:55:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde estuda um novo projeto para iluminação pública

O estudo visa a troca de lâmpadas de maior consumo por lâmpadas mais modernas e mais econômicas
Por Ascom prefeitura/Daniela Meinerz e Caroline Matter
31/10/2019 07:51

(Foto: Ascom prefeitura/Ederson Bones)

Preocupada em melhorar a iluminação das vias e gerar mais economia, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Planejamento e Cidade, abriu um edital de chamamento público com objetivo de realizar um estudo viável e de longo prazo para iluminação pública.

O estudo visa a troca de lâmpadas de maior consumo por lâmpadas mais modernas, como as de LED, que são mais econômicas. A iluminação pública, além de facilitar o tráfego durante a noite, está diretamente ligada à segurança dos cidadãos, prevenindo a criminalidade em geral e embelezando as áreas de lazer e paisagens da cidade.

Duas empresas manifestaram interesse e apresentaram planos para modernização, instalação e manutenção da infraestrutura da rede. Além disso, os planos também contemplam a parte econômica, que pode corresponder em até 60% menos gastos de energia. O estudo também tem intenção de conciliar a arborização das vias e uma iluminação adequada, usando alternativas de baixo custo, com tecnologia e qualidade.

“Em alguns casos, em Lucas do Rio Verde, os postes são bem altos e as árvores grandes acabam atrapalhando a iluminação das vias. Estamos estudando as propostas e, entre os projetos, procuramos também uma alternativa para ajustar estes locais e melhorar para os moradores”, explicou o secretário interino de Planejamento e Cidade, Welder Sean Maciel.

A ideia, conforme o secretário, é que o novo sistema de iluminação pública seja integrado com o controle de todas as lâmpadas em um só local, o que irá facilitar a manutenção da rede.

“Com esse projeto, a cidade ficará ainda mais bonita, uma vez que a LED oferece cores e iluminação mais viva, além de proporcionar uma economia no bolso do consumidor. Vamos estudar todas as propostas para chegar ao melhor projeto para Lucas do Rio Verde”, completou Welder.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 09:26