26/04/2024 17:59:37

Lucas do Rio Verde receberá Centro Materno-Infantil com investimento de R$ 5 mi

Obras iniciam em abril através de doação de empresário norte-americano
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
24/03/2022 08:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Uma doação para fazer história na saúde de Lucas do Rio Verde. Nesta quarta-feira (23), representantes da Prefeitura, empresários e servidores da Saúde descerraram a placa de início das obras do Centro Materno-Infantil do Hospital São Lucas (HSL). A construção será por meio de doação do empresário norte-americano Bruce Rastetter, no valor de R$ 5 milhões, e o complexo levará o nome do doador.

Bruce Rastetter explica que o gesto é de gratidão. “Na cultura americana, contribuímos com a comunidade na qual prosperamos. Tenho negócios em Lucas do Rio Verde há 11 anos, fiz bons amigos. E ajudar a investir na área da saúde é entregar aos moradores mais qualidade de vida. Após esse período de pandemia, pensei na construção de um hospital, refletindo no bem-estar da cidade e na simbologia que traz um centro materno, gerador de vidas”, esclarece.

O prefeito Miguel Vaz agradeceu a benfeitoria e lembrou que, com a doação, um antigo projeto será concretizado. “Era um sonho da sociedade luverdense, das futuras mães luverdenses. Esse sonho foi idealizado lá atrás e agora com a participação ativa do presidente da Fundação, Marino Franz, que foi buscar na iniciativa privada a pessoa que pudesse doar esse recurso para que se realizasse esse projeto importante. Para o Hospital São Lucas é um ganho muito grande, pois as mães poderão ter os seus bebês aqui na cidade com todo conforto e segurança. Tenho só a agradecer ao Bruce Rastetter pelo gesto. Um presente para nossa sociedade”, ressaltou.

O Hospital São Lucas é uma rede filantrópica que presta atendimento mínimo de 60% de pacientes do SUS. A secretária municipal de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura, comentou que, além da construção do centro, haverá um intercâmbio de médicos. “O Brasil é referência hoje em saúde pública e o SUS é um sistema que não existe em outros países. O serviço público dos Estados Unidos está em processo de crescimento e será uma troca de experiência muito rica para ambos os países”, completa.

O presidente da Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do HSL, Marino Franz, descreve o momento como um marco histórico para Mato Grosso. “Na maternidade, em Lucas, nós temos uma média de cinco a seis partos por dia. É preciso dar mais dignidade para essas pessoas, aos servidores que trabalham aqui, colaboradores, profissionais da área de saúde. Será instalado um tomógrafo, mamógrafo de última geração, vamos construir essa ala materna infantil e reformar o que for necessário no hospital”, finaliza.

O Centro Materno-Infantil terá uma área de 721,95 m² de construção e deverá ser entregue até dezembro deste ano.

SAÚDE GABINETE

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line