25/04/2024 05:53:35

Saae de Lucas do Rio Verde realiza coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado

Ação ocorreu nesta sexta-feira (25), na frente da sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
25/03/2022 17:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Ramos Júnior)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde realizou uma ação de recolhimento de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado, nesta sexta-feira (25), das 8h às 11h e das 13h às 17h, na frente da sede administrativa da autarquia, localizada na rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

No local foi montada uma tenda que, além de ponto de coleta, ainda serviu para distribuição de material informativo e entrega de canudo reutilizável e sacos de lixo para aqueles que participaram entregando os resíduos.

Entre os equipamentos que puderam ser entregues, como resíduo eletrônico, estão celulares, computadores, câmeras, estabilizadores, impressoras, tablets e até televisores. Ao todo, mais de 20 itens foram recolhidos na ação desta sexta.

A atividade, voltada para a educação e conscientização ambiental, fez parte da programação da 17ª Semana da Água do município. “Queremos estimular, ensinar e chamar atenção dos luverdenses para a construção de uma cidade mais sustentável”, declarou o diretor-executivo do Saae, engenheiro civil Maurício Fossatti.

Ainda de acordo com Fossatti, o descarte adequado do lixo eletrônico e óleo usado é fundamental para evitar contaminação. “Um litro de óleo, por exemplo, pode contaminar um milhão de litros de água, além de entupir as tubulações e dificultar o trabalho nas Estações de Tratamento de Esgoto”, explicou.

O óleo recolhido nas ações do Saae é transformado, na empresa Fiagril, em biodiesel, que é uma fonte de energia mais limpa. Já os resíduos eletrônicos coletados são vendidos por uma empresa privada de reciclagem, em parceria com o Rotary Clube, e o dinheiro arrecadado é destinado ao Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCan-MT), em Cuiabá.

Quem quiser fazer doação de óleo de cozinha usado, em Lucas do Rio Verde, também pode ir, a qualquer horário, no ponto de coleta do Ecoponto, localizado no bairro Tessele Junior. É preciso que o óleo esteja armazenado em garrafa pet.

Os lixos eletrônicos são recolhidos somente nos pontos de coleta durante ações promovidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Sobre a 17ª Semana da Água

A programação da Semana da Água, que começou no domingo (20) com a Corrida Kids e que se estendeu durante a semana com apresentações culturais, visita ao Ecoponto e recolhimento de lixo eletrônico/óleo de cozinha usado, encerra neste domingo (27) com a realização da 11ª Corrida Pela Preservação da Água, na avenida Beira da Mata, às 7h.

A Semana da Água é promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e o Sicredi.

SAAE

24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h