25/04/2024 09:55:17

Palestra em escola municipal de Lucas do Rio Verde chama atenção para a importância da água

Ação educativa, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, ocorreu nesta segunda-feira (28)
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
29/03/2022 13:00

(Foto: Saae)

Uma palestra sobre a importância e o uso racional da água foi realizada nesta segunda-feira (28) para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cecília Meireles, localizada no bairro Tessele Junior. A ação foi organizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Secretaria de Educação.

A técnica em química da autarquia, Sabrina Arens, foi quem ministrou a palestra. “Este espaço é para a gente debater sobre a educação ambiental e falar sobre a função de cada luverdense em relação aos cuidados com a água”, explicou.

Captação subterrânea, tratamento simples de desinfecção, reservatório e análise da água conforme a Portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde, foram alguns dos assuntos abordados.

A técnica do Saae também alertou os alunos sobre a limpeza da caixa d´água. “É importante que a limpeza seja realizada a cada seis meses para garantir a qualidade da água”, pontuou Sabrina.

O uso consciente dos recursos hídricos é de suma importância para todos nós, uma vez que, aqui no Brasil, há lugares que nem água tem. E se a gente, que tem, não cuidar, podemos um dia ficar sem, também.

Veja algumas dicas para economizar água:

Fique atento ao tempo do banho
Uma ducha é sempre relaxante, mas não prestar atenção ao tempo, principalmente neste momento, pode causar desperdício. Um banho rápido, com o tempo necessário para fazer a higienização do corpo é o ideal. Para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar os cabelos e ao se ensaboar.

Ensaboe a louça de uma só vez
Retire as sobras de comida antes de lavar a louça. Ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois faça o enxágue. Lavando os utensílios menos engordurados primeiro evita espalhar a gordura para os demais.

Limite o uso da máquina de lavar
Acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez e utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem um modo econômico, capaz de gastar até 30% menos água e energia.

Feche bem as torneiras
Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.

EDUCAÇÃO SAAE

25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon