04/07/2026 18:34:16
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10035/

Mês da mulher desenvolve ações e reflexões na luta e valorização feminina

Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde promoveu encontros para a data
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
01/04/2022 11:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

O mês de março fechou com encontros, eventos e conferências alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde promoveu e participou dos eventos para reforçar a luta pela igualdade de gênero na sociedade.

A primeira celebração foi para as mulheres que estão participando dos cursos de confeitaria e corte e costura industrial do vestuário na cidade. 

“Eu não esperava, foi uma surpresa e estou até emocionada. Além da oportunidade que estou tendo de aprimorar as técnicas no curso, já que trabalho na área, a estrutura é muito boa e ainda é de graça”, elogia a aluna Samara Muchinski.

A data também ficou marcada com o lançamento do aplicativo do Botão do Pânico, mecanismo oferecido às mulheres com medida protetiva, vítimas de violência doméstica. Logo após, as servidoras da Prefeitura receberam homenagens.

O prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama Janice Ribeiro visitaram Joana Alves da Silva e Matilde Maria de Melo Costa, de 106 e 100 anos, respectivamente, sendo as duas mulheres centenárias de Lucas do Rio Verde. 

A Secretaria de Assistência Social promoveu um encontro com as mulheres luverdenses das Organizações da Sociedade Civil, onde todas puderam expor seus trabalhos voluntários e filantrópicos.

Os depoimentos emocionaram o momento. “O nosso trabalho é muito diferente dos outros relatados aqui. Enquanto vocês cuidam de vidas que estão começando ou as que estão no meio do caminho, nós cuidamos do restinho delas”, disse Amélia Zappani, presidente do Clube de Idosos Alegria de Viver.

Com o tema “Dialogando a respeito da Violência contra a Mulher/Gênero”, a secretária Janice Ribeiro, a investigadora da Polícia Judiciária Civil Glaci Lins e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Dalva Fernandes, reuniu com coordenadores pedagógicos para discutir meios de introduzir na educação o assunto para os alunos. 

“A educação é um dos pilares, talvez o maior pilar de sustentabilidade da sociedade. Então, para nós podermos realmente avançar nessa luta da não violência contra a mulher, vamos trabalhar na parte preventiva, que está na escola, com os alunos”, explica Maria Dalva Fernandes.

Para encerrar a programação, uma tarde relaxante e animada foi organizada para as mães da APAE de Lucas do Rio Verde. "Foi um momento muito interessante, a gente quis oferecer um momento diferente pra elas, porque são grandes guerreiras, que tem também um um compromisso maior do que nós ainda, compromisso de cuidar do acesso às pessoas dessas crianças especiais", completou Janice Ribeiro.

A Secretaria de Assistência Social foi convidada a participar de dois eventos do município: “Mesa Redonda: Mulheres falando com mulheres”, promovido pela Câmara Municipal e a “II Conferência da Mulher Advogada”, realizado pela OAB de Lucas do Rio Verde.

“Foi um mês intenso, de comemorações, vários eventos e principalmente de reflexão, para entendermos o que é que nós, enquanto política pública voltada às mulheres, podemos realizar ainda no nosso município. Agradeço imensamente todos que contribuiram para o sucesso do mês. Nossas parcerias foram valiosas, começando pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pela doação de rosas do deserto, além de empresas de roupas, cosméticos, centros de beleza, que nos doaram brindes para sortearmos com as nossas homenageadas”, exalta a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/07/2026 18:32

Saae completa 33 anos levando água e qualidade de vida à população

Evento celebra a trajetória da autarquia e os avanços no saneamento do município


03/07/2026 18:22

Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de pizzaiolo, massagem modeladora e bolos decorados

As aulas começam em julho e as vagas são limitadas


02/07/2026 18:00

Inaugurada a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Lucas do Rio Verde

Investimento de aproximadamente R$ 133 mil garante estrutura moderna e atendimento especializado às vítimas de violência


02/07/2026 17:13

União entre Estado e Município marca entrega de escola estadual e anuncia implantação do modelo militar em Lucas do Rio Verde

Com investimento superior a R$11,2 milhões, a nova unidade do bairro Vida Nova passará a ser Escola Bombeiro Militar Dom Pedro II


02/07/2026 09:36

Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 240 alunos da rede municipal em Lucas do Rio Verde

Cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º) marcou o encerramento das atividades realizadas pelos alunos do 7º ano da Escola Olavo Bilac, conduzidas pelo soldado da PM Alex Porto


02/07/2026 08:34

Com seis shows e entrada gratuita, Prefeitura divulga programação oficial do 11º Dia do Rock em Lucas do Rio Verde

Além das atrações musicais, evento terá praça de alimentação e participação de clubes de carros e motos no dia 11 de julho, na Rotatória do Paço Municipal


01/07/2026 16:46

Lucas do Rio Verde avança na elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas

Participação no AdaptaCidades fortalece compromisso previsto no plano de governo da gestão municipal para preparar a cidade para os desafios climáticos


01/07/2026 14:13

Rota Urbana reúne esporte, cultura e lazer neste sábado (4)

Evento será realizado a partir das 16h, na Praça Florais dos Buritis


01/07/2026 09:14

Cooperativas escolares vivenciam inovação e criatividade em oficina no Green Future Hub

Realizada nesta terça-feira (30), a iniciativa integra as ações do 1º Encontro de Formação Técnica das Cooperativas Escolares


30/06/2026 15:45

Secretaria de Cultura abre inscrições para edital que vai impulsionar negócios criativos em Lucas do Rio Verde

Chamada pública vai selecionar empresa para conduzir trilhas formativas e incubação de projetos culturais


30/06/2026 10:51

Mais de 80 alunos recebem certificados do Programa Qualifica em Lucas do Rio Verde

Cerimônia marcou a conclusão de cursos gratuitos realizados em parceria com o Senai-MT