26/04/2024 17:09:22

Prefeitura e Sicredi firmam acordo para ampliar o programa Cooperativas Escolares

Atividades são desenvolvidas com alunos dos anos finais do ensino fundamental
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
09/04/2022 13:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Rubens Junior)

Desenvolvido desde de 2019 na Escola Municipal Eça de Queirós, o programa Cooperativas Escolares será ampliado para mais quatro escolas da rede municipal. O Termo de Cooperação foi assinado na tarde de sexta-feira (08) pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em conjunto com o Sicredi Ouro Verde.

De acordo com a parceria, o programa será estendido para as escolas Cecília Meireles, no Tessele Junior, Olavo Bilac, no jardim das Palmeiras, São Cristóvão, na comunidade São Cristóvão e Fredolino Vieira Barros, em Groslândia.

A criação de cada cooperativa será a partir da formação dos professores responsáveis pelas atividades do programa.

“Muito importante essa expansão das cooperativas escolares para essa rica experiência dos alunos das séries finais. O programa forma lideranças e vai trazer muito muitos bons frutos para nossa sociedade”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

Eledir Techio, presidente da Sicredi Ouro Verde, lembra que Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso que recebeu a Cooperativa Escolar. Para ele, “trazer essa atividade é materializar, efetivamente, todo o aprendizado dentro do programa A União Faz a Vida”.

A escola anfitriã, Eça de Queirós, segue com as atividades normalmente. Elaine Lovatel, secretária de Educação, citou o Coopereça como modelo para as cooperativas que se iniciam a partir de agora, sendo cada uma no seu tempo e criando a própria história.

“Essa é uma oportunidade para que os alunos, na idade acima de 12 anos, possam vivenciar ações que vão além da grade curricular, como o protagonismo estudantil no sentido de fazer parte, de se envolver, de cuidar da escola e ajudar a pensar em ações que envolvam a escola e o social”, disse a secretária.

Sobre o programa
O Programa Cooperativas Escolares é gerido pela Fundação Sicredi e tem como objetivo incentivar o protagonismo de adolescentes e jovens, proporcionando a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar. Durante toda esta semana (4 a 8 de abril), alunos e professores já participantes do programa na Escola Eça de Queirós, além de representantes das outras unidades escolares que passam a integrar o programa, participaram de encontros de formação para o fortalecimento e expansão da iniciativa.

Na prática, os alunos criam uma cooperativa que possui toda a estrutura de governança do modelo de negócio, com gestão participativa. A partir de então, organizados neste grupo de associados, que constitui a cooperativa, os estudantes participam de atividades que ajudam a desenvolver competências importantes para a jornada escolar, como a produção de conhecimento, liderança, cidadania, inclusão social, educação financeira. A manutenção e o sucesso da iniciativa estão aliados a uma rede de compromissos formada também por gestores escolares, alunos, secretarias de educação e cooperativa Sicredi, que estimulam e gerenciam o andamento do programa.

EDUCAÇÃO GABINETE

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line