22/10/2026 07:03:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10108/

Guardas Municipais passam por testes de enquadramento para receber formação em SP

Entre as atribuições, agentes de Lucas do Rio Verde serão treinados para uso de armamento
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
29/04/2022 07:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O efetivo da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nas últimas semanas, os testes necessários para enquadramento: o Teste de Aptidão Física (TAF), além da avaliação psicológica. Os agentes aprovados passarão por um curso de formação em segurança pública junto à Guarda Civil Municipal de Cotia, em São Paulo. 

Entre as atribuições da capacitação, que tem duração de 30 dias, os guardas luverdenses serão treinados para o uso de armamento durante a atuação, conforme o novo estatuto que regulamenta a corporação. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o curso será ofertado gratuitamente, por meio da parceria firmada entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Prefeitura de Cotia. 

Para a realização do curso, os agentes foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira começa a formação em 9 de maio. Em junho, o restante do efetivo realizará o treinamento. 

Os agentes não classificados em alguma das etapas de enquadramento terão o período de 12 meses para realização de um novo teste para a devida adequação aos requisitos exigidos para o cargo. 

O secretário de Segurança Pública, coronel Cunha, explica que serão inúmeros os benefícios, tanto aos agentes, mas também à população e ressalta que os investimentos para a segurança serão um importante complemento a esse trabalho.  

“Com todo o investimento que o Município tem realizado na área, teremos segurança pública de qualidade, que será referência não só no estado de Mato Grosso, mas também para todo o país”, pontuou o secretário. 

Novo estatuto 

Em março deste, foi aprovada a Lei Complementar nº 222/2022, que cria a Guarda Civil Municipal, instituição de caráter civil, uniformizada e armada, e dispõem sobre a Organização, Estatuto e Plano de Carreira e regulamenta sua atuação no município. 
 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026


19/10/2026 09:42

Orçamento para 2027 será apresentado em audiência pública nesta segunda (19)

Encontro apresentará a LDO 2027, LOA 2027 e a compatibilização com o PPA 2026–2029


19/10/2026 09:13

Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida comemora 25 anos em Lucas do Rio Verde

Evento incentiva a prática de atividades físicas e interação entre moradores


18/10/2026 12:17

“O Mágico de Oz” valoriza artistas locais e aproxima comunidade da cultura em Lucas do Rio Verde

Espetáculo reuniu alunos das oficinas culturais em duas apresentações no fim de semana


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços


15/10/2026 11:17

Cemitério municipal terá horário especial para visitação no Dia de Finados em Lucas

Serviços de construção e reforma serão suspensos a partir de 23 de outubro; nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os portões ficarão abertos das 6h às 18h