30/04/2026 21:45:20
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10267/

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre morcegos em áreas urbanas

Lucas do Rio Verde será a primeira a participar da captura do morcego para pesquisa em laboratório
Por Ascom Prefeitura/ Gabriela Corsino
07/06/2022 16:03

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância em Saúde, recebeu professores da UFMT de Sinop, nesta terça-feira (07). Os docentes deram orientações gerais sobre morcegos em áreas urbanas para as equipes de Vigilância Sanitária, agentes de endemias e de saúde.

Essa atividade faz parte da pesquisa em Campo dos Morcegos, da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), que realizará um projeto de monitoramento de morcegos na regional Teles Pires, e Lucas do Rio Verde será a primeira cidade em que farão a captura do animal para pesquisa em laboratório.

"Receber os professores da UFMT de Sinop, especialistas em ecologia com ênfase nos morcegos, está sendo importante, principalmente, por ampliar o conhecimento da Vigilância em Saúde e os agentes de saúde sobre a importância desses animais no meio ambiente e como podemos lidar no dia a dia com eles, e orientar a população quanto aos mitos envolvidos sobre os morcegos", pontua a supervisora de Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

Na capacitação, os professores abordaram assuntos pertinentes aos hábitos comuns do morcego, além da importância dele no meio ambiente, medidas de prevenção de doenças transmitidas por ele, como orientar a população em caso de dúvidas quanto a esses animais, além de mostrar como é o trabalho de pesquisa na universidade, em relação ao laboratório.

Segundo o Dr° Rafael Arruda, professor associado pela UFMT e coordenador do Laboratório de Quiropterologia Neotropical da universidade, o estudo sobre os morcegos em Lucas do Rio Verde será relevante para o mapeamento de possíveis patógenos associados a eles, tanto em área urbana quanto periurbana. "O morcego, apesar de ser reservatório de vários patógenos, é muito importante como prestador de serviço ecossistêmico, como dispersão de sementes, polinização e também atuam como controladores de pragas agrícolas. Aos poucos, iremos também realizar um trabalho de educação ambiental para que a população compreenda como se dá a circulação de vírus em morcegos, que é similar ao que acontece conosco, bem como a sua importância ao meio ambiente", finalizou.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado