20/04/2024 06:18:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10334/

Casa Cidadã completa 1 ano de trabalho devolvendo dignidade a quem precisa

Abrigo temporário já recebeu mais de 800 pessoas visando o resgate à sociedade
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
28/06/2022 12:51

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Possibilitar dignidade às pessoas em situação de rua, vulnerabilidade ou de passagem por Lucas do Rio Verde é por meio de oportunidades. A Casa Cidadã, abrigo temporário da cidade mantido pela Prefeitura, se tornou realidade e completou o primeiro ano de vida em abril.

De acordo com o relatório anual, o lar acolheu mais de 800 pessoas com a tentativa de resgate do indivíduo à sociedade. O abrigo é um espaço que se soma aos trabalhos do Serviço da Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Como sugere o nome da casa, o propósito é devolver essa cidadania que, porventura, foi perdida por algum motivo. Saber que existe um espaço para o recolhimento destas pessoas em situação de rua é um grande ganho”, explica o coordenador da Casa Cidadã, Everton Silva.

Ao analisar a situação que a cidade se encontrava e buscando soluções positivas, a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, idealizou um projeto piloto inovador no estado. “Nos veio o questionamento da quantidade de pessoas que havia nas praças da cidade e como poderíamos ajudar. Chegamos à conclusão que precisávamos criar um projeto piloto de um lar temporário municipal, grande e acolhedor, que não seria apenas um dormitório. De início, a Casa Cidadã comportou 50 pessoas assim que começaram os serviços e, até agora, trabalhamos para que a pessoa consiga oportunidades de emprego, encontrar a sua família, emitir documentos, e demais resoluções de problemas que ela necessita”, frisou a secretária.

O lar conta com uma equipe de quatro componentes, sendo um coordenador, uma assistente social e dois monitores, que organizam uma rotina para os acolhidos. Às 6h da manhã despertam e fazem a limpeza de toda unidade. Das 6h30 às 7h, tomam o café da manhã e vão resolver seus assuntos, como procurar emprego, documentos, saúde, etc. A tolerância de entrada é às 20h, sendo a hora da janta. Às 22h é feito o toque de recolher.

José Dinar, ex-morador de rua, recebeu o acolhimento da Casa Cidadã e agora comemora. Conseguiu um trabalho e mora de aluguel em uma quitinete. “Um grande desenvolvimento não só para a minha vida, mas para a vida de todos que precisam de apoio. Os profissionais da assistência social têm o prazer de nos receber, nos tratam da melhor maneira possível”, revela José.

Para auxiliar nos trabalhos com os acolhidos, parcerias foram realizadas com a Defensoria Pública, Ministério Público, Sindicato Rural, Senar-MT, Senai, entre outros. O envolvimento das instituições resultou em serviços gratuitos, como emissão de documentos, confecção de currículos, declarações documentais, encaminhamentos para entrevistas de empregos, exames médicos e busca de familiares.

Cursos profissionalizantes também são oferecidos aos acolhidos. O espaço conta com uma horta e todos receberam capacitação para aprender técnicas como montar jardins, lidar com grama e plantio de plantas ornamentais. Além deste curso, o de confecção de utensílios com sobras de madeira e operador de máquinas pesadas contemplaram as atividades dos assistidos.

Intensificando os trabalhos da Casa Cidadã, há o projeto Pólen Leitura e Escrita, uma biblioteca instalada nas dependências do lar, uma iniciativa da escritora luverdense Leni Zilioto, em parceria com a Sociedade Literária LRV e Institut Cultive Suisse Brésil. Os livros são arrecadados por meio de doações e ficam disponíveis para os acolhidos.

O prefeito Miguel Vaz ressalta que a Casa Cidadã é mais um projeto que se concretiza, firmando o compromisso de que Lucas do Rio Verde é uma terra de oportunidades. “Neste primeiro ano, posso dizer que foram colhidos bons frutos, já que cuidamos da ressocialização, pessoas saíram das ruas, retornando ao mercado de trabalho. Alcançamos o objetivo, mas ninguém faz nada sozinho. É importante a compreensão e a participação da sociedade, dos poderes, inclusive o Poder Legislativo também, para que o olhar seja direcionado para a solução dos problemas. Aos que escolheram vir para cá e, por alguma razão enfrentam dificuldades aqui na cidade, que a pessoa seja encaminhada e consiga encontrar o seu caminho”, conclui o prefeito.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


19/04/2024 10:13

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas


19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança


18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta


18/04/2024 16:29

Viva Lucas: Copa de voleibol inicia neste sábado com 19 equipes inscritas

Abertura oficial acontece no Ginásio Rio Verde a partir das 19h


18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30