01/10/2022 07:24:17
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10374/

Lucas do Rio Verde é pioneiro na oferta de serviços odontológicos gratuitos para PcD

A Secretaria de Saúde já realizou o mapeamento de pacientes que necessitam dos procedimentos
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
05/07/2022 14:23

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a apresentação de duas novas profissionais que atuam em cirurgias e procedimentos odontológicas em pacientes com deficiência do município. Esses serviços já estão sendo realizados pelas profissionais odontológas no Hospital São Lucas (HSL).

O mapeamento desses pacientes foi realizado pelas equipes dos PSFs. Outros usuários também atendidos serão os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ao todo, mais de 200 pessoas, receberão os procedimentos ofertados de forma gratuita.

De acordo com a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, os demais atendimentos ambulatoriais são realizados no PSF XVII por meio de credenciamento e os pacientes que necessitam de suporte hospitalar são realizados no Hospital São Lucas, por meio do Contrato de Gestão.

O bom estado bucal faz parte da saúde geral e, quando comprometido, influencia de forma negativa na qualidade de vida do indivíduo que precisa de atendimentos especiais. Por esse motivo, a secretária de Saúde acredita que os serviços tem a finalidade de suprir as necessidades odontológicas dessas pessoas, além de entregar ainda mais qualidade de vida aos pacientes.

Lucas do Rio Verde se torna município pioneiro na oferta de serviços odontológicos voltados para Pessoa com Deficiência (PcD) em Mato Grosso, uma vez que os procedimentos eram realizados apenas pelo Governo do Estado. “Um serviço de referência no município que tem por objetivo maior conhecimento sobre abrangência da inclusão que esses atendimentos ofertam para esses pacientes. Foi um ano de articulação para entregar um trabalho, e nosso objetivo é que esse serviço se torne permanente no município”, pontua a secretária.

De acordo com a odontopediatra Fernanda Pillon, o Município propiciou qualidade de vida aos pacientes. “Antigamente, os pais precisavam levar seus filhos à capital, mas agora o atendimento será aqui na cidade. É gratificante ver os nossos pacientes serem atendidos em suas necessidades, nós investimos tempo para entregar o serviço de qualidade e o resultado se tornou palpável ao nosso município”, discorre.

Segundo a bucomaxilo Girliane Maia, a Gestão Municipal facilitou a vida desses pacientes. “É de fundamental importância reconhecer a necessidade de inclusão dessas pessoas, que carecem de cuidados especiais na saúde. Para mim, como cirurgiã, devolver qualidade de vida e convívio social a esses pacientes é impagável”, explica.

Girliane esclarece ainda que os atendimentos excepcionais exigem um tratamento especial, seja ele de alta ou baixa complexidade, pois, geralmente, são pacientes que não aceitam o tratamento dentro em consultório comum, precisando ser enviados ao centro cirúrgico. “Eles precisam de anestesistas, avaliação cardiológica, dentre outras avaliações profissionais. Além deles tomarem medicamentos potentes, precisam de um preparo pré, durante e pós-operatório”, explica.

A espera acabou para Mariza Lodi, que é mãe de um paciente que esperava há cinco anos a realização de um procedimento. “Ser atendido em casa, em Lucas do Rio Verde que é nossa casa, é uma vitória não só minha, não só do meu filho, mas para a nossa cidade, eu estou emocionada. O que aconteceu aqui foi a prova viva da humanidade do nosso gestor. O prefeito Miguel, a secretária Fernanda, a equipe em si, todos foram muito humanos, nenhum gestor comum faz o que eles fizeram”, finaliza.

SAÚDE

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/10/2022 07:00

Prefeitura programa atividades para orientar sobre Outubro Rosa

A campanha tem o objetivo de estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero


30/09/2022 17:00

Prefeitura promove ações para terceira idade em comemoração ao Dia do Idoso

Mais de 170 idosos participaram do evento nesta sexta-feira


30/09/2022 13:18

Lucas do Rio Verde recebe visita da equipe de Cultura de Tangará da Serra

O objetivo do intercâmbio cultural foi conhecer um pouco das ações e projetos que são realizados no município luverdense


30/09/2022 12:58

Período chuvoso exige maiores cuidados com a dengue

Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo número (65) 3548-2508


30/09/2022 12:42

Gestão Municipal apresenta projeto para doação de terreno para ampliação da Escola Manoel de Barros

Unidade escolar atende 1.178 alunos desde o Ensino Fundamental ao EJA


30/09/2022 12:00

Confira as orientações para votar de forma tranquila e segura nas eleições de domingo (02)

Em Mato Grosso, horário de votação será das 7h às 16h; consulte o seu local no site ou app e-Título


30/09/2022 09:10

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio

Mais de 1.000 pacientes foram atendidos neste mês


29/09/2022 12:54

Grupo de crochê do PSF V Pioneiro completa sete anos

Os interessados em participar devem procurar o seu agente comunitário de saúde e fazer a inscrição


29/09/2022 10:46

Práticas bem-sucedidas na educação luverdense são apresentadas em seminário

As atividades foram realizadas no Programa Alfabetiza MT, parceria da Prefeitura e Estado


29/09/2022 10:34

Espetáculo musical em homenagem a Luiz Gonzaga acontece neste sábado (1º)

O evento será realizado às 19h, no auditório da Câmara Municipal


28/09/2022 19:12

TCU aprova medida que garante investimentos e obras na BR-163

Estado deve assumir a rodovia federal após a transferência de controle acionário e assinatura do TAC com a concessionária