08/02/2023 22:15:33
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10409/

Prefeitura promove evento de assistência social liderado pela primeira-dama Janice Ribeiro

Mostra de Assistência Social de Lucas do Rio Verde reúne municípios da região
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
13/07/2022 17:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)


Ajustar tamanho da fonte:

Palestras, rodas de conversas e apresentação de projetos motivaram assistentes sociais, secretárias e equipes técnicas que se reuniram no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, nos dias 12 e 13 de julho, para a 2ª Mostra de Assistência Social.

Na cerimônia de abertura, autoridades estiveram presentes para o evento voltado à categoria, vindo pelo menos 11 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental do Teles Pires.  

O prefeito Miguel Vaz, em seu discurso, ressaltou a importância do encontro. “Vivemos em uma região onde o fluxo migratório é constante e, como consequência, o aumento dos problemas sociais. Aproveito a oportunidade para destacar o trabalho das primeiras-damas que estão aqui presentes, a atuação dos profissionais no âmbito da Assistência Social no sentido de levar oportunidade para os que mais precisam, buscando soluções para a sociedade”, evidenciou.

Idealizado pela secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro, a 2ª Mostra, assim como a primeira, realizada em 2015, busca unir a classe e fortalecer ideias. “Temos projetos importantes que estão fazendo a diferença na cidade, como o nosso lar temporário, a Casa Cidadã, que foi pensado para levar dignidade às pessoas em situação de rua, e queríamos conhecer o que os outros municípios possuem, que estejam em execução nas áreas da educação, saúde, moradia”, explicou.

Fazendo parte da programação, Janice Ribeiro destaca a reunião feita somente com as primeiras-damas, secretárias e equipe técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania. “Conseguimos levar as nossas dúvidas, questionamentos e as dificuldades para que o Estado avalie e nos ajude buscar soluções”, pontuou Janice.

Scheila Predoso, primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sinop, avalia o encontro como necessário. “O que a primeira-dama Janice Ribeiro junto com o prefeito Miguel Vaz tem feito pela região é muito importante. Sinop tem aprendido muito com Lucas, Nova Mutum, Sorriso e nós precisamos trocar essa experiência. É muito importante ver que os outros municípios tem projetos que podem agregar e que a gente também pode ajudar os outros municípios que às vezes estão errando em algo que nós também já passamos e que podemos alertar de alguma forma. É gratificante ter esse momento”, declara.

Aline Félix, primeira-dama e secretária de Assistência Social de Nova Mutum, agradeceu a oportunidade. “Eu e meus parceiros de Nova Mutum empolgamos com tudo que vimos, ouvimos. Levaremos muitas bagagens de conhecimentos”, pontuou. 

Ao falar dos trabalhos de Sorriso, a primeira-dama Jucélia Ferro explica que as expectativas eram grandes para participar. “Eu falo que nós vamos sair daqui melhores do que nós chegamos, pois nós vamos trocar experiências entre os municípios e ver o que podemos fazer de melhor. Além de termos a humildade de reconhecer, copiar projetos que estão dando certo. Eu também estou como presidente do Colegiado Estadual de Assistência Social e eu vou levar essa proposta para realizarmos mais encontros”, esclareceu.
 
A programação da mostra contou com apresentação de trabalhos da Proteção Básica, Média e Alta Complexidade, palestras, apresentação de banners e demais projetos de entidades.
 
Lara Reis é assistente social e atua na Atenção Básica de saúde, um tipo de serviço que está sendo pioneiro em Lucas do Rio Verde. “A área de saúde incluiu esse profissional específico para dar suporte à Atenção Básica. Pacientes que corriqueiramente visitam as unidades e na verdade eles não possuem uma patologia, o assistente social avalia se o problema das dores de cabeça, coluna, entre outros, tem a ver com a condição social”, especificou Lara.
 
Sheila Carla de Queiroz Gomes, superintendente de gestão do Suas na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, fechou os trabalhos no segundo dia e avaliou o evento como significativo. “Nós, representantes do Estado, identificamos que os municípios corroboram. Eventos assim engrandecem muito a política no estado, pois, de certa forma aquele município que não desenvolve um determinado projeto, um determinado serviço, pode vir a ampliar, potencializar a sua ação e essa aprendizagem significativa, esse olhar intersetorial, quem ganha com isso são só os usuários na perspectiva da garantia de direitos. Municípios articulados criam ações mais assertivas”, concluiu.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Mais em Lucas do Rio Verde


08/02/2023 16:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga lista de selecionados no Projeto social Bombeiros do Futuro

A matrícula dos selecionados deve ser realizada de forma presencial até o dia 10 de fevereiro


08/02/2023 14:20

Saae alerta sobre “falso funcionário” que tenta entrar em imóveis de Lucas do Rio Verde

Denúncias já foram realizadas por moradores dos bairros Venturini e Parque das Araras


08/02/2023 11:15

Inscrições para novos integrantes da Banda Musical de Lucas do Rio Verde terminam nesta sexta-feira (10)

Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Cultura e Turismo para preenchimento da ficha cadastral


08/02/2023 09:45

Publicada terceira chamada para o Programa de Residência Médica

O documento está disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde


08/02/2023 09:15

Projeto da Gestão Miguel Vaz busca ampliar atuação da segurança pública

Em 2022, Jornada Extraordinária registrou quase 7 mil horas de trabalho no município luverdense


08/02/2023 08:20

Museu Histórico de Lucas do Rio Verde consegue Moção de Apoio para família de Arthur de Campos Borges

O documento busca homenagear o mato-grossense responsável pela primeira planta da BR-163


07/02/2023 14:32

Conselho Municipal de Políticas Culturais inicia as atividades de 2023

Primeira reunião ordinária tratou sobre oitivas com a sociedade na construção das políticas culturais e propostas para atualização de leis


07/02/2023 09:30

Bairros apresentam baixo índice de atendimento aos agentes do IBGE para o Censo 2022

Bandeirantes, Parque das Emas, Amazônia, Alvorada e Menino Deus tem maior taxa de ausentes


07/02/2023 09:22

Lucas do Rio Verde será representada em torneio de robótica no Distrito Federal

Estudantes da rede municipal mostrarão soluções inovadoras por meio de robôs


07/02/2023 08:00

Saae orienta luverdenses para manter tampa dos contentores fechada

As tampas fechadas auxiliam na saúde pública, evitando a propagação de pragas e doenças


06/02/2023 16:40

Copa Rio Verde de Futsal reúne equipes com melhores campanhas em 2022

Partidas serão realizadas ao longo desta semana nos ginásios Rio Verde e Pimpão