22/07/2026 21:32:32
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10426/

Servidores da Saúde participam de encontro do projeto ‘Cuidando do Cuidador’

Atividades de incentivo ao autocuidado e acolhimento seguem até outubro deste ano
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque e Gabriela Corsino
18/07/2022 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Os servidores da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde vivenciaram, no último sábado (16), o primeiro encontro de 2022 das atividades do projeto ‘Cuidando do Cuidador’, onde desenvolveram ações voltadas para a valorização, bem-estar e satisfação no trabalho, no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação busca promover o autocuidado com os cuidadores dos pacientes domiciliados, além de motivar um espaço de acolhimento e estimular a narrativa de trocas de experiências entre os cuidadores.

Realizaram as atividades os servidores já inscritos, sendo o total de 56 profissionais da saúde cadastradores para participação no projeto, até 15 de outubro, para quando está previsto o encerramento das ações. 

A servidora da Agência Transfusional, do Banco de Sangue, Viviane Silveira, celebrou o atendimento recebido. “Nunca fui tão bem cuidada assim, foi fantástico, incrível, estou flutuando. Fomos acolhidas com muito respeito e carinho”, comentou Viviane. 

Os encontros entre os profissionais de saúde contam com dinâmicas, ressaltando a importância do autocuidado com a saúde dos trabalhadores, além da realização de práticas interativas e orientações sobre o cuidado com a saúde. O projeto oferta três modalidades de atendimento, sendo: hidroginástica, yoga e pilates.

Outro servidor que participou do primeiro dia de atendimentos foi o enfermeiro Carlos Alberto Souza, que atua no PSF XV, no bairro Jaime Seiti Fujii. Ele ressalta a importância do projeto de cuidar da saúde dos servidores. 

“É importante que nossos gestores tenham essa preocupação de cuidar da saúde dos servidores. Estamos vivendo uma realidade de pandemia há um tempo e isso influencia e impacta em nosso emocional. Aqui é um momento de relaxamento, que podemos focar em nossa saúde, no bem-estar do nosso corpo, físico e mental, então é muito importante”, disse o enfermeiro. 

Pensando também na saúde mental, o projeto montou um espaço de escuta e orientação sobre o tema, conduzidas por fisioterapeutas e psicólogos. 

A psicóloga do Caps, Emanuelli Eger, acrescenta que os servidores receberão durante os atendimentos orientações e técnicas para lidar melhor com as emoções, já que um dos pilares da saúde é a parte emocional, e é um contexto que precisa ser cuidado como um todo, como explica a psicóloga. 

“Vai ter esse espaço para atendimento individual, fazer o acolhimento com a terapia, mas também vamos conversar com todos juntos, passando técnicas para lidar melhor com a questão das emoções. Todos nós sentimos emoções, não tem como evitar, o medo, a ansiedade, a raiva. Temos algumas técnicas para tentar auxiliar a controlar esses sentimentos”, completou Emanuelli. 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar