06/05/2024 09:08:52

Luverdenses participam de desfile em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil

Público acompanhou a solenidade após dois anos suspensa por causa da pandemia
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
07/09/2022 11:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Após dois anos, Lucas do Rio Verde volta a realizar o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao dia 7 de Setembro. No bicentenário da Independência do Brasil, moradores luverdenses mostraram que “um filho teu não foge à luta” e compareceram em peso em frente ao Paço Municipal. Ao todo, mais de 10 mil pessoas estavam presentes.

Neste ano, o ato cívico, que faz alusão ao histórico 7 de setembro de 1822 que completa 200 anos, contou com a participação de mais de 50 grupos, entre escolas, instituições, associações, forças de segurança e clubes de serviço.

Os milhares de presentes prestigiaram um grande evento preparado com muito empenho pela Prefeitura, unidades escolares e grupos participantes.

“Acreditamos que esse momento é importante, principalmente após dois anos de pandemia, e podermos voltar e assistir ao desfile é maravilhoso, somos quase 100 mil habitantes e, destes, 20 mil são alunos. A educação ganhou seu espaço em múltiplas culturas, vivências, experiências e isso tudo representa o dia da pátria, e sempre falo que nós somos a pátria, esse dia é louvável e só mostra como somos uma cidade de oportunidades, educação e desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Famílias se concentraram no local desde o início da manhã desta quarta-feira (07) para acompanhar o desfile. Alguns levaram Bandeira do Brasil e se vestiram de verde e amarelo, como foi o caso do luverdense de coração, Cleber Falabretti. “Eu moro aqui há 19 anos e estava com muitas saudades, principalmente em um dia como esse que podemos expressar nossas raízes e honrar nossa pátria, sem dúvidas nenhuma faz muita diferença para nós brasileiros. Tenho maior orgulho de ser brasileiro, lá em casa a bandeira é estampada em todos os cantos”, comentou o morador.

Teve gente que até se aproveitou do desfile para os seus minutinhos de fama, como o caso da aluna do Escola Municipal Menino Deus, Esther Amália Apoitia de Oliveira. “Eu fiquei muito feliz e quando chegou minha hora de entrar no desfile, eu me senti muito famosa. Ah, eu também sou muito feliz de ser brasileira”, declarou a estudante.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, ressaltou o trabalho feito pelas instituições de ensino e sociais da cidade e que foi apresentado para toda a sociedade durante o evento. “Esta é a nossa homenagem à nossa pátria e as unidades escolares trouxeram para o desfile os trabalhos que são realizadas no dia a dia que contribuem com o desenvolvimento social, econômico, cultural, educacional e também de civilidade. Além disso, tivemos os clubes de serviço, que prestam um papel social e contribuem para a formação de cidadãos melhores. Saliento ainda que estamos investindo muito na educação por entender que ela abre caminhos de oportunidade e de cidadania às nossas crianças e jovens.”

Confira as fotos do desfile: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/84

EDUCAÇÃO GABINETE

06/05/2024 08:51

Três cursos do Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde estão com inscrições abertas