30/04/2026 09:52:44
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10628/

Cerca de 70% das crianças já foram vacinadas contra a poliomielite em Lucas do Rio Verde

As doses estão disponíveis para crianças de 1 a 4 anos até o dia 30 de setembro, nos PSFs
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
12/09/2022 09:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A campanha de vacinação contra a poliomielite no município de Lucas do Rio Verde já atingiu 69,6% da meta de cobertura vacinal. Segundo dados da Vigilância em Saúde, do total de 4.937 crianças aptas a receber as duas gotinhas, já foram vacinadas 3.441. 

Desde o início da vacinação contra a poliomielite, no dia 15 de agosto, diversas estratégias foram criadas a fim de mobilizar a cidade para a vacinação, além do Dia D da campanha que foi realizada no dia 20 de agosto. Mesmo com uma porcentagem considerável de vacinas contra a Polio aplicadas, a meta é de 95% crianças vacinadas e, para isso, o término da campanha foi estendido para o dia 30 de setembro.

As vacinas são ofertadas, de forma regular, nos PSFs da área urbana de Lucas do Rio Verde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 das 13h às 16h30.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Felizmente, a doença, que pode ser fatal, é facilmente evitada por meio de vacinação. No Brasil, a imunização é disponibilizada de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante a distribuição das vacinas para as cidades por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, Lucas do Rio Verde está entre as cidades da região que obteve um dos melhores desempenhos. "O Brasil está em alto risco para reintrodução da poliomielite, ou seja, da doença voltar a acometer a população, principalmente, as crianças abaixo de 5 anos. Em Lucas do Rio Verde temos 1.500 crianças de 1 a 4 anos que ainda não fizeram a dose da campanha, convocamos os pais e responsáveis para comparecer em uma unidade de saúde para proteger seus pequenos contra essa doença que é gravíssima. Mesmo as crianças com carteira vacinal em dia, devem tomar as gotinhas nesse momento de campanha".
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos