22/07/2026 15:51:19
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10655/

Papel do conselheiro municipal de saúde é tema de capacitação nesta sexta-feira (16)

A participação dos conselheiros ativamente é fundamental para o fortalecimento de políticas públicas de saúde
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
17/09/2022 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Uma iniciativa da Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, reuniu todos os conselheiros municipais de saúde de Lucas do Rio Verde em uma capacitação na tarde desta sexta-feira (16), na Casa dos Conselhos. A ação teve como tema o papel do conselheiro municipal de saúde. 

O objetivo do curso foi capacitar e orientar sobre a importância do seu papel como fiscalizador, as funções e deliberações das quais são responsáveis. A atividade teve início às 13h e contou com a palestrante Márcia Braga, que é analista administrativo da Secretaria de Assistência Social e Habitação. 

Para a secretária executiva do Conselho de Saúde, Tatiani da Rocha Andrade Lima, a capacitação é de extrema relevância. “Capacitar os conselheiros municipais é muito importante, principalmente por serem responsáveis pelas fiscalizações, por acompanharem as verbas provenientes do SUS, repasses dos programas federais, contratos com instituições privadas e as execuções das ações de saúde. A participação dos conselheiros ativamente é fundamental para o fortalecimento de políticas públicas de saúde e a qualificação na participação social para que possam exercer o controle social e controle das ações governamentais”, explica. 

Os temas abordados na capacitação foram noções de administração pública, administração pública direta e indireta, princípios expressos no caput do art.37 da Constituição Federal, o que é o controle social e atribuições dos membros do Conselho Municipal de Saúde. 

“Acredito que a capacitação é de suma importância, levando em consideração que é do controle social, o próprio exercício da cidadania no estado democrático de direito, para que os conselheiros possam exercer suas funções nas políticas públicas nas quais atuam, a fim de fortalecer a importância da sociedade civil organizada, em especial aos conselheiros de direitos nas elaborações dos instrumentos de planejamento na administração pública”, pontua Marcia Braga. 
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar


16/07/2026 16:52

Lucas do Rio Verde amplia estrutura da Cavalaria e fortalece investimentos na Segurança Pública

Nova etapa amplia estrutura operacional da unidade, fortalece a atuação das forças de segurança no Município