30/04/2026 08:27:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10768/

Equipe de Lucas do Rio Verde é vice-campeã em desafio de robótica da América Latina

Alunas da Escola Municipal Vinícius de Moraes criaram uma placa que evita ruídos para quem tem sensibilidade auditiva
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
14/10/2022 10:07

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Alunas do Projeto EstroGênias, desenvolvido na Escola Municipal Vinícius de Moraes de Lucas do Rio Verde, conquistaram o segundo lugar na América Latina no desafio “Do Your:bit”, na categoria de 8 a 14 anos, promovido pela Micro Bit Foundation, em parceria com a BBC de Londres, na Inglaterra.

As premiadas são Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Spindola, do 5º ano do ensino fundamental, e fazem parte da equipe escolar denominada “Mega Gênias”.

Após perceberem que alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ficam agitados com certos ruídos sonoros, Anahy e Samyra criaram uma placa para sanar este problema. O projeto “Evitando ruídos” é um protótipo utilizando a placa de micro:bit com sensor medidor de som que alerta o ambiente escolar quando o som ultrapassa os decibéis permitidos, avisando por um painel de LED com alerta vermelho.

O coordenador do Centro de Ciência e Inovação e Tecnologia Educacional, Marcelo Verardi, explica que o medidor de som monitora os ruídos da escola. “O micro:bit é um computador de bolso programável, utilizado de maneira didática para ensinar a criança tanto a programar quanto fazer interligação de um computador com hardware, que são as partes físicas de computadores e outros sistemas microeletrônicos.”

As alunas Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Spindola destacam que a proposta do projeto é tornar o ambiente escolar mais apropriado a quem possui sensibilidade auditiva, evitando danos à saúde e aprendizagem.

“É muito gratificante participar dessa equipe de robótica e mais gratificante ainda é passar novas experiências para outras pessoas, além de auxiliar quem precisa”, avaliam as estudantes.

Mais de 2.000 projetos participaram do Do Your:bit neste ano, envolvendo inscritos de seis continentes, que usaram a tecnologia para soluções criativas com objetivo de ajudar a resolver problemas que a humanidade enfrenta nas áreas de saúde, vida no planeta e meio ambiente, entre outros.
 
O Do Your:bit é um desafio mundial idealizado pelo micro:bit e organizado pela micro:bit Educational Foundation. A competição de tecnologia é voltada para estudantes com idades entre 8 e 18 anos e foca em projetos criativos e tecnológicos, voltados para lidar com problemas de suas comunidades e do mundo de hoje.

No total, cinco equipes da Escola Municipal Vinícius de Moraes foram inscritas na competição, que foi realizada on-line.


Projeto “EstroGênias" 
Com apoio da Unesco e patrocínio da Disney, a Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação lançou o projeto visando incentivar meninas na educação STEM (Educação Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês).

O Projeto “EstroGênias: Meninas na Ciência” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e é composto por uma equipe denominada “Mega Gênias” com a participação de 10 alunas. Para este torneio, as alunas Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Spindola foram as escolhidas para representar o projeto.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos