29/04/2024 20:21:46

Exposições e lançamentos de livros marcam a 2ª Semana Literária

As atividades foram realizadas em quatro dias e reuniram público de todas as idades
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
17/10/2022 10:23

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A 2ª Semana Literária de Lucas do Rio Verde foi um sucesso. O evento, que teve por objetivo incentivar a leitura, escrita, formar novos leitores e valorizar os escritores do município, foi realizado nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro na sede do Sebrae, e reuniu cerca de 500 pessoas durante as atividades promovidas.

Com o tema “Literatura e Novas Tecnologias”, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos participaram de palestras voltadas à cultura, tecnologia, literatura e história, encontro com escritores e poetas e atividades interativas com o grupo de cosplay do município.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, “as atividades desenvolvidas na Semana Literária dão a oportunidade aos escritores locais de fortalecer o movimento da literatura, expor as suas obras para a sociedade, além de incentivar ainda mais as pessoas a conhecer a cultura do município”.

Durante os quatro dias de evento, alunos das escolas Eça de Queirós, Menino Deus e Luiz Carlos Ceconello participaram de contação de histórias e visitaram as exposições no local. O Clube do Idoso “De bem com a vida” esteve presente participando da roda de conversa voltada aos idosos, que foi realizada por escritores da Academia Luverdense de Letras (ALL). Já a Editora Sociedade Literária levou palestras sobre RPG, literatura e fantasia.

O evento contou ainda com exposição de mangás, artes plásticas, artesanato e do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. A história da cidade foi apresentada ao público por meio de uma palestra, realizada pelo coordenador do museu, Oliveira Neto.

Escritores locais aproveitaram o evento para expor e lançar novos livros. No último dia do evento, a escritora Vitória Ribas aproveitou a oportunidade para lançar o seu livro “Se não agora, quando então?”, um romance adolescente escrito durante o período da pandemia. Para ela, o lançamento do livro é a realização de um sonho e o evento proporcionou ainda mais visibilidade para ela, que recebeu convites para palestrar nas escolas nas próximas semanas.

“Lucas do Rio Verde é uma cidade muito próspera e sempre recebi incentivo para leitura nas escolas daqui. Isso mostra o cuidado que o município tem com os adolescentes e jovens. Eu me encontrei na cultura através da escrita, que foi o que me salvou da ansiedade e depressão no período que mais fiquei isolada. Poder estar aqui conhecendo novas pessoas, diretores, professores de várias escolas, que me deram oportunidade para conversar e inspirar os adolescentes, é muito gratificante”, ressaltou a escritora Vitória.

A coordenadora da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Lucilene Santos, avaliou positivamente o evento e agradeceu pela participação de todos nas atividades.

“Foi uma semana muito produtiva, proporcionamos atividades para o público de todas as idades e muito aprendizado para eles. O objetivo é esse, incentivar ainda mais a leitura para os luverdenses e garantir o acesso à leitura sempre”, destacou Lucilene.

CULTURA E TURISMO

29/04/2024 16:49

Expolucas 2024 é lançada oficialmente à sociedade luverdense

Evento será realizado pela iniciativa privada com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acilve e CDL