27/04/2024 18:00:18

Lucas do Rio Verde contará com novo Laboratório Municipal

A área estimada para construção é de 876,17 m² e o investimento é de R$ 3,2 milhões
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
21/11/2022 09:44

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde dará início à construção de um novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas, próximo à rotatória do Semeador, que, além de consolidar o município como importante centro de referência para a saúde da região, cumprirá compromissos administrativos da atual gestão.

A área estimada para construção é de 876,17 m² e o valor da obra é de R$ 3.293.873,93. A assinatura da ordem de serviço foi realizada nesta segunda-feira (21), pelo prefeito Miguel Vaz. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 240 dias.

O novo espaço contará com recepção, sala de coleta, sala de preparo de análises clínicas, sala de análise hematologia e microbiológica, sala de análise parasitológica e urinária, sala de análise bioquímica imunológica e hormônios, sala de análise citológica, sala de preparo citologia e cloração, sala de expurgo, sala de lavagem de vidrarias, sala de biópsia, parte administrativa e área privada para funcionários.

O novo laboratório suprirá as necessidades de espaço físico existente atualmente, principalmente devido à grande oferta de demanda de exames. As salas de análises serão mais amplas para comportar os equipamentos automatizados para realização dos exames. São cinco salas de coleta e recepção que comporta até 150 pessoas acomodadas confortavelmente. O aumento no número de sala de coletas permitirá mais agilidade na coleta reduzindo o tempo de espera.

De acordo com o prefeito Miguel Vaz, “é uma conquista de um espaço que proporcionará melhor conforto, infraestrutura e serviço de qualidade, é um motivo de alegria assinar a ordem de serviço. Os investimentos desse laboratório são uma grande vitória, principalmente por ser totalmente com recursos próprios”, explica.

“A nossa rede assistencial cresceu bastante nos últimos dois anos, com máquinas específicas, também ampliamos a equipe, nosso espaço já estava pequeno para a quantidade de serviço e o novo laboratório chega em boa hora. Essa nova estrutura vem para dar mais conforto não só para a população, mas também para os servidores”, pontua a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

Atualmente, o Laboratório Municipal oferta 64 tipos de exames, incluindo os adicionados recentemente: Dosagem de Bilirrubina total, Dosagem de Bilirrubina direta, Dosagem de Bilirrubina indireta, Dosagem de gama GT, Dosagem de sódio, Dosagem de potássio, Dosagem de lítio, Dosagem de antígeno prostática total, Dosagem de Vitamina B12, Dosagem de Vitamina D, Dosagem de ferritina sérica, Dosagem de LH, Dosagem de FSH, Coagulograma (TP e TTP) e Dosagem de cálcio.

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol

26/04/2024 15:39