21/10/2026 11:23:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11148/

Prefeitura alerta setor de turismo sobre a obrigatoriedade do Cadastur

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é gratuito e feito de forma digital
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
25/01/2023 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de ordenar e elevar a formalização do turismo no município, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde convida os prestadores de serviços turísticos a se inscreverem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur.

A baixa adesão no cadastro fez com que a pasta alertasse os empresários e trabalhadores para se cadastrarem. Além disso, o cadastro é importante, pois reflete na participação do município no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. 

O sistema que garante vantagens e oportunidades aos trabalhadores e também é uma importante fonte de consulta para o turista, foi instituído pelo Ministério do Turismo, através da Lei Federal nº 11.771/2008. 

O Cadastur considera prestadores de serviços turísticos as sociedades empresárias, sociedades simples, os empresários individuais e os serviços sociais autônomos, que prestem serviços turísticos remunerados e que exerçam atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva do turismo.

O cadastro é gratuito, obrigatório e realizado de forma digital, no site oficial: www.cadastur.turismo.gov.br. 

Podem se cadastrar as empresas que fazem parte dos meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos, organizadoras de eventos e guias de turismo.

Outras atividades relacionadas ao setor podem realizar o cadastro de forma facultativa, como:

    • Casas de espetáculos;
    • Centros de convenções;
    • Empreendimentos de entretenimento e lazer;
    • Empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva;
    • Locadoras de veículos para turistas;
    • Parques aquáticos;
    • Prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos;
    • Prestadoras especializadas em segmentos turísticos;
    • Restaurantes, cafeterias, bares e similares.

A empresa deve encaminhar a documentação informada no momento da inscrição e acompanhar o pedido. A certificação tem validade de dois anos e deverá ser renovada após esse período, visando a atualização dos dados constantes do cadastro.

O turismólogo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Bruce Pinheiro, alerta que a ausência do cadastro, conforme disciplinado na legislação, sujeita os prestadores de serviços turísticos às penalidades de advertência, multa, cancelamento da classificação, interdição de local, atividade e instalação do estabelecimento empresarial e cancelamento do cadastro.

“O Cadastur é uma ferramenta muito importante, pois contribui para identificação dos empreendimentos turísticos e da oferta dos produtos e serviços disponíveis, servindo de parâmetro para análise, mensuração e planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura e de políticas públicas para o setor no município. É uma forma de oferecer segurança e credibilidade aos turistas que vêm de outras localidades, pois os turistas têm mais confiança ao se relacionar com as empresas certificadas”, ressalta o profissional.

As empresas cadastradas no sistema podem ter alguns benefícios, como acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, oportunidades de negócios, acesso a mercados nacionais e internacionais, visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal, incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal, apoio em eventos, feiras, ações e programas de qualificação promovidos e apoiados do Ministério do Turismo, entre outros.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026


19/10/2026 09:42

Orçamento para 2027 será apresentado em audiência pública nesta segunda (19)

Encontro apresentará a LDO 2027, LOA 2027 e a compatibilização com o PPA 2026–2029


19/10/2026 09:13

Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida comemora 25 anos em Lucas do Rio Verde

Evento incentiva a prática de atividades físicas e interação entre moradores


18/10/2026 12:17

“O Mágico de Oz” valoriza artistas locais e aproxima comunidade da cultura em Lucas do Rio Verde

Espetáculo reuniu alunos das oficinas culturais em duas apresentações no fim de semana


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços


15/10/2026 11:17

Cemitério municipal terá horário especial para visitação no Dia de Finados em Lucas

Serviços de construção e reforma serão suspensos a partir de 23 de outubro; nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os portões ficarão abertos das 6h às 18h


15/10/2026 10:06

Restaurante do Trabalhador supera 500 mil refeições servidas em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi MT garante alimentação acessível aos trabalhadores há dois anos e sete meses; unidade também recebeu ação gratuita de saúde


15/10/2026 10:05

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas seguem até 23 de outubro

Seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro a 3 de janeiro de 2027


14/10/2026 14:33

Cultura apresenta o espetáculo “O Mágico de Oz” nesta sexta (16) e sábado (17) em Lucas do Rio Verde

Adaptação do clássico da literatura infantil será encenada por alunos da Oficina de Teatro, na Câmara Municipal