17/04/2026 10:36:16
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11168/

Educadores da rede municipal de Lucas do Rio Verde participam de oficinas para abertura do ano letivo

Evento foi realizado pelo Programa A União Faz a Vida
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
28/01/2023 19:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Para a abertura do ano letivo 2023, professores da rede municipal de Lucas do Rio Verde contaram com uma programação especial preparada pelo Programa A União Faz a Vida, no dia 26 de janeiro.

Foram realizadas oficinas pedagógicas sob a temática “Educar: uma jornada de transformação“, com o objetivo de oferecer a cerca de 700 educadores um aprofundamento em conteúdos que são considerados desafios do processo de ensino e aprendizagem atualmente.

O professor Júlio Furtado, parceiro do programa, ministrou a palestra “O desenvolvimento de competências socioemocionais na escola.” “O tema da palestra aborda o desenvolvimento das competências socioemocionais, ou seja, dessa nova tarefa que o professor tem de auxiliar o aluno a se desenvolver não só cognitiva, mas emocionalmente. O professor precisa estar de certa forma em contato com o seu mapa emocional para que ele possa ver de verdade a emoção daquela criança”, explicou.

A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, Lauriessa Cristina Vargas, disse que “esta é mais uma oportunidade de troca de vivências e aprendizados para contribuir com a formação dos professores e impactar positivamente na educação das crianças e adolescentes”.

Também participaram professores de outras modalidades de redes de ensino particular e APAE. 

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, falou dos planejamentos para 2023. “Nós somos um município, na parte pedagógica, em muito inconformismo porque acreditamos que sempre podemos melhorar. O Programa A União Faz a Vida sempre busca o melhor nas suas ações para ir ao encontro do que é necessário pedagogicamente de formação humana para os nossos colaboradores. Outra ação do Sicredi, que são as Cooperativas Escolares, está dando uma movimentação muito importante para as nossas unidades a ponto que expandimos de uma para cinco unidades, e este ano estará trabalhando com um afinco ainda maior”.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril