10/06/2026 18:39:32
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11224/

De Olho no Óleo: Prefeitura lança novos pontos de coleta do óleo de cozinha usado

Bombonas serão instaladas a partir desta semana em diversos supermercados da cidade
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
13/02/2023 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou uma nova etapa do projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado, De Olho no Óleo. Ao todo, novos 50 pontos de coleta serão distribuídos por toda a cidade, com bombonas para coleta do material, sendo supermercados e unidades da rede municipal de ensino. 

Essa é uma forma de ampliar a reciclagem do óleo de cozinha e tornar o projeto mais acessível à população. O objetivo é dar a destinação correta para este material – altamente poluente – para ser transformado, dentro do próprio município, em biocombustível, fonte de energia sustentável.

A cerimônia que oficializa a nova etapa foi realizada nesta segunda-feira (13), no Auditório dos Pioneiros, e contou com a presença de autoridades, como o prefeito Miguel Vaz, secretários municipais e representantes das empresas parceiras, como o diretor de grãos e operações da Fiagril, Guilherme Kummer, e o gerente de desenvolvimento de negócios da Sicredi Ouro Verde MT, Fabiano Giordani.

“O projeto já existe há alguns anos e estamos reestruturando em outro formato, deixando os pontos de coleta mais próximos das famílias, o que vai facilitar para o sucesso da coleta. Temos as parcerias que vão nos ajudar nesse trabalho, assim conseguiremos dar a destinação correta para esse óleo de cozinha usado”, informou o secretário da pasta, Paulo Nunes.  

De acordo com a Secretaria, a previsão é que a partir da próxima semana os pontos de coleta nos mercados já estejam em funcionamento. Veja a lista abaixo. Já os pontos de coleta nas escolas e creches têm previsão de funcionamento em março.

“Precisamos fazer mais pelo meio ambiente. Temos um lençol freático bom, que não temos que captar água do Rio Verde para ser tratada, mas ela precisa ser bem cuidada. Se não cuidarmos, teremos a nossa água comprometida, e o nosso grande objetivo é evitar isso, por isso esse projeto, e ressaltamos a participação da população para que ele dê certo”, apontou o prefeito Miguel Vaz.   

Como funciona o processo?
• Entregue no ponto de coleta seu óleo de cozinha vegetal usado, armazenado em garrafas do tipo pet; deposite nas “bombonas” disponíveis no ponto de coleta.
• Depois de cheios, os recipientes serão retirados por um caminhão. O óleo coletado será transportado por uma empresa especializada.
• Ao chegar na fábrica, o resíduo, antes sem serventia, se transforma em biocombustível, deixando de ser um agente poluente.

Sobre o projeto De Olho no Óleo

A ação é desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Saae, empresa Fiagril – fabricante de biocombustível, Sicredi Ouro Verde MT e a Acorlucas (Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis), em que os trabalhadores do Ecoponto complementarão a renda auxiliando no manuseio do óleo.

Pelo trabalho, os coletores receberão o valor correspondente a R$ 1,50 até 19.999 litros de óleo e R$ 2 para coletas acima de 20 mil litros de óleo usado.

Um litro de óleo usado tem a capacidade de poluir até 20 mil litros d’água. Por isso, é tão importante dar a destinação correta ao resíduo.

Jogar esse material em pias, ralos e vasos sanitários pode causar o entupimento das tubulações, enquanto o óleo despejado em rios e lagos cria uma fina camada na superfície, impedindo a oxigenação dos lençóis freáticos.

No solo, o óleo acaba por impermeabilizar a terra, contribuindo para enchentes e alagamentos.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas