06/08/2026 16:58:51
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11241/

Saae promove capacitação com servidores sobre segurança no trabalho

Servidores passaram por treinamento teórico e prático sobre trabalho em espaço confinado e trabalho na altura
Por Ascom Prefeitura/Carla Braganholo
15/02/2023 15:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde promoveu capacitação aos servidores, com o treinamento sobre as normas reguladoras NR 33, trazendo orientações sobre segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados e a NR 35 sobre o trabalho nas alturas.

O treinamento, destinado aos que trabalham no setor de água e esgoto, aconteceu durante essa semana, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro. A capacitação contou com aulas teóricas e prática, nas quais os colaboradores da autarquia aperfeiçoaram as técnicas necessárias durante simulações realizadas.

De acordo com José Roberto, instrutor de segurança e de espaço confinado, responsável pelas aulas, o objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes. “Foram três dias entre teoria e a prática. É importante destacar para que nunca realizem sozinhos esse trabalho, sempre atuar em dupla, pois em caso de imprevisto com um trabalhador o outro fará o socorro. A intenção é garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços”, disse José.

Ainda durante o treinamento foi possível verificar se algum servidor possuía algum tipo de fobia por ficar em espaço confinado.

Para o colaborador Cassio Rayol, técnico químico do Saae, o curso é muito importante, pois capacita os profissionais a trabalharem com segurança.

“A capacitação traz a prevenção da integridade do servidor. É importante que tenhamos conhecimento dos materiais e o seu manuseio para a utilização correta dos EPIs evitando acidentes. É um cuidado que o Saae e a gestão têm com os funcionários. Alguns aqui presentes já estão na fase de reciclagem, ou seja, a partir do momento que o colaborador  possui o treinamento ele  se torna um supervisor na função de trabalhos nas alturas e espaço confinado”, relata. 

O Saae conta também com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por colaboradores eleitos pelos próprios servidores e indicados pela diretoria, que trabalham de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Outras turmas estão previstas para o treinamento no mês de março. 

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/08/2026 13:59

Arte, Cultura, Sabores e Encontros: Museu Histórico recebe feira de artesanato neste domingo

Nova feira itinerante passa a integrar o calendário de eventos da economia criativa local com o objetivo de valorizar o artesanato e a cultura gerando renda


06/08/2026 11:52

Ideb 2025: Lucas do Rio Verde conquista maior nota da história do município

Entre as melhores escolas municipais de Mato Grosso, quatro são de Lucas


05/08/2026 07:47

Lucas do Rio Verde: 38 anos de uma cidade que transforma trabalho em oportunidades

Do pioneirismo no agronegócio à consolidação como um dos maiores polos de desenvolvimento do país, Lucas do Rio Verde celebra mais um ano olhando para o futuro com planejamento, inovação e qualidade d


05/08/2026 04:35

Lucas do Rio Verde inicia comemorações dos 38 anos com a abertura da Expolucas 2026

Evento segue até sábado com entrada gratuita, grandes shows, parque de diversões e atrações para toda a família


04/08/2026 15:43

MTB: Prova do Sorgo abre inscrições no dia 12 de agosto

Competição será limitada a 250 participantes moradores de Lucas do Rio Verde


04/08/2026 15:19

Mutirão de limpeza começa na sexta-feira (07), no bairro Jardim Primaveras

A medida tem como objetivo eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue


04/08/2026 10:54

Campanha da Nota Luverdense distribui R$60 mil no Sorteio de Aniversário do Município

Próximo sorteio da campanha será realizado em dezembro de 2026


04/08/2026 10:43

Aniversário do município: Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta quarta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quinta-feira (6)


03/08/2026 16:10

Lucas do Rio Verde lança oficialmente a campanha Agosto Lilás 2026

Programação terá ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.


03/08/2026 15:17

Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (03)

A campanha segue até o dia 1ºde setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde


03/08/2026 13:33

Prazo para concluir as obras do programa habitacional Sonho Meu é prorrogado

Beneficiários têm até 31 de dezembro para terminar construção da casa e regularizar imóvel