13/07/2026 02:25:02
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11390/

Município lança segunda etapa do Qualifica Lucas e Senai anuncia ampliação da unidade

Avanços foram discutidos durante cerimônia no Show Safra, nesta terça-feira (21)
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
22/03/2023 16:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

Os projetos para beneficiar Lucas do Rio Verde no quesito qualificação profissional, uma prioridade da Gestão Municipal, continuam sendo realizados. Por meio da parceria com o Senai-MT, a segunda etapa do programa Qualifica Lucas foi lançada, na tarde desta terça-feira (21), no estande do Senai e a empresa Case IH, parceira do projeto de ampliação da unidade, durante o Show Safra.

O evento teve a presença do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, prefeito Miguel Vaz, secretários de estado e municipais, empresários e outras autoridades. 

Outro avanço para o município foi o anúncio da ampliação da unidade do Senai em Lucas do Rio Verde. O investimento de R$ 17 milhões garantirá a construção de um bloco escolar, que vai comportar máquinas e equipamentos agrícolas. Serão ofertados cursos de manutenção de tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores da empresa parceira do projeto.

“É um momento de muita alegria, mais um passo no Qualifica Lucas. Naquele momento o Senai fez o compromisso de ampliar a unidade e dobrar a capacidade de cursos. Agora vamos sediar essa unidade de desenvolvimento, junto à Case, e ter um centro tecnológico em Lucas do Rio Verde”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto. 

Conforme o Senai, serão construídos mais 3.600 m² na ampliação, totalizando cerca de 6.200 m² na unidade luverdense. A previsão é que as obras iniciem em fevereiro de 2024 e sejam concluídas em um ano, ofertando um total de 32 ambientes voltados à qualificação profissional de jovens e adultos. O centro de formação especializado na manutenção das máquinas e implementos terá o investimento de R$ 15 milhões da marca. 

“Precisamos capacitar profissionais devido ao aumento da atividade que temos em toda a região no campo do agro, junto à agroindústria. Essa parceria vai capacitar a mão de obra necessária e qualificada, além de trazer a oportunidade para que as pessoas participem desse crescimento”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel.  

“Quando nós olhamos para um profissional que repara um equipamento agrícola é uma pessoa que entende de software, entende de lógica e interpreta um diagrama elétrico, é uma outra realidade hoje. Com esses cursos, vamos ajudar as empresas de Mato Grosso a aumentarem sua competitividade e assim estamos trabalhando pelo desenvolvimento do estado e, especialmente, das pessoas”, disse diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini. 

As inscrições para as novas vagas do programa Qualifica Lucas serão divulgadas em breve. 

Sobre o Qualifica Lucas

O programa Qualifica Lucas oferta cursos gratuitos de qualificação profissional à população, por meio de parceria com o Senai MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os cursos ofertados serão em 11 diferentes áreas, sendo elas: alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, marceneiro de móveis e esquadrias, logística, gestão, refrigeração e climatização, têxtil e vestuário e TI Hardware.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/07/2026 12:51

Uma noite para entrar na história: 11º Dia do Rock reúne milhares de fãs em Lucas do Rio Verde

Festival organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo agitou a rotatória da Prefeitura com atrações locais, regionais e nacionais


11/07/2026 08:47

Tudo pronto: Lucas do Rio Verde celebra o rock neste sábado com mais de sete horas de música

Guia completo reúne programação, estrutura e atrações da 11ª edição do do evento


10/07/2026 12:17

Estacionamentos oblíquos são ampliados em Lucas e chegam a Avenida das Acácias

Obras de implantação das novas vagas de estacionamento começam nesta sexta-feira (10)


10/07/2026 11:06

Campanha do agasalho entra na reta final e doações podem ser feitas até o final de julho

Com o tema ‘Aqueça um coração’, ação segue arrecadando roupas de frio, cobertores e calçados


09/07/2026 16:16

Semana formativa reúne 260 profissionais de apoio e fortalece práticas inclusivas nas escolas municipais

Realizadas ao longo de quatro dias, as capacitações abordaram sobre adaptação curricular, alimentação, cuidado com a saúde e construção de vínculos com estudantes atípicos


09/07/2026 10:19

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado forma mais 27 alunos em cursos gratuitos de qualificação

Certificados foram entregues aos participantes dos cursos de Torneiro Mecânico e Controlador e Programador de Produção


09/07/2026 10:09

Nova Rota deve concluir duplicação da BR-163 em 2026 e prevê início das obras do Contorno Rodoviário de Lucas do Rio Verde em 2027

Prefeito Miguel Vaz e vice Joci Piccini participaram da vistoria técnica das obras, que reforçam a visão de futuro para a infraestrutura e o desenvolvimento do município


09/07/2026 07:22

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (09)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (11), no Espaço Saúde


08/07/2026 20:32

Prefeitura de Lucas entrega Complexo Arena Tessele Júnior

Estrutura inclui dois campos de futebol, estacionamento e arquibancadas


08/07/2026 20:08

ParCão é inaugurado e amplia espaços de lazer para animais em Lucas

Green Park Pet está localizado no Parque das Emas


08/07/2026 16:24

Educação promove melhorias no prédio do Programa Anjos da Escola e no Museu do Cerrado durante o período de recesso escolar

Os reparos que não comprometem os atendimentos do programa terão continuidade após o retorno das aulas