22/08/2026 07:06:51
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11491/

Projeto de Lei visa regulamentar a doação de terreno para implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde

O texto segue em análise das comissões na Câmara de Vereadores
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
14/04/2023 11:10

(Foto: Ascom Prefeitura/arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

Dando sequência na proposta de implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura protocolou nesta semana o Projeto de Lei n° 22/2023 que autoriza o recebimento de área para a construção da instituição de ensino. O terreno é uma doação do grupo GGF Fazendas.

A doação faz parte do acordo firmado entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a família Ferrarin, através do Memorando de Doação. O documento foi assinado no ano passado pelo prefeito Miguel Vaz, doadores e pelo reitor da UFMT, Evandro Soares.

Conforme o projeto, após o Município receber o terreno, o mesmo será repassado dentro do prazo de 36 meses para a universidade federal. O passo seguinte será a criação do campus em Lucas do Rio Verde.

“A doação deste imóvel trará um grande valor econômico para a região pois a UFMT é uma instituição de ensino superior reconhecida nacionalmente e sua presença na cidade atrai estudantes e professores de outras regiões do país, o que movimenta a economia local e impulsiona o desenvolvimento da cidade como um todo”, declara o prefeito Miguel Vaz em trecho do PL, além de destacar a importância da iniciativa na formação educacional dos luverdenses.

O terreno, localizado na rodovia Izidoro Pivetta, possui 25 hectares de extensão. O local está inserido na área de expansão urbana, além de ser uma região privilegiada pelo fato de ter uma ligação facilitada com a Fundação Rio Verde de Pesquisas.

Protocolado o projeto, a partir de agora ele segue para análise das comissões e, posteriormente, votação na Câmara de Vereadores.

Busca pela UFMT começou em 2011
Conforme a Secretaria de Educação, a busca pela implantação da UFMT começou em 2011, a partir do envio de ofício do Legislativo Municipal à Assembleia Legislativa. No mesmo ano, houve a criação da Lei nº 379/2011, que propôs a criação do campus no município luverdense.

De lá para cá, teve a criação da comissão de implantação, visitas à Brasília, à reitoria da UFMT e o envio de novos ofícios. Após a devolutiva negativa do MEC do Ofício nº 326/2020, houve a necessidade da elaboração de uma nova proposta de criação do campus.

O documento foi elaborado e entregue pela UFMT ao Município em setembro de 2022.

EDUCAÇÃO PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/08/2026 20:06

Parque dos Buritis vira palco de sentidos na primeira Feira do Conhecimento

Ação inédita reuniu 240 estudantes da Rede Pública em uma trilha de nove estações entre música, dança, teatro e contação de histórias


21/08/2026 13:47

Prefeitura avança na recuperação asfáltica nos bairros de Lucas

Serviços contemplam trechos de avenidas e ruas do município, com aplicação de lama asfáltica, CBUQ e microrrevestimento


21/08/2026 12:34

Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos

Professores e coordenadores do AEE das 24 unidades escolares participaram de capacitação sobre manejo, mediação e aprendizagem nesta sexta-feira (21)


21/08/2026 12:00

Lucas do Rio Verde participa de encontro voltado ao fortalecimento das Ouvidorias

Programação reuniu representantes de seis municípios e promoveu debates sobre ética, transparência, prevenção ao assédio e atuação estratégica das Ouvidorias


21/08/2026 10:08

Green Summit termina com inovação e novas ideias em Lucas do Rio Verde

Prefeitura participou dos dois dias do maior evento de inovação de Mato Grosso


21/08/2026 08:39

InPacto Lucas acelera projetos estratégicos e projeta município como referência em economia verde até 2033

Relatório de andamento dos projetos foi apresentado durante a 4ª reunião da mesa do InPacto Lucas, realizada ontem (19), no Green Summit Mato Grosso


21/08/2026 07:45

Um avanço histórico: Escola Cecília Meireles lidera evolução da rede municipal de Lucas no Ideb 2025

Resultado é fruto de um trabalho coletivo que uniu acompanhamento individual, avaliações diagnósticas, apoio pedagógico e participação das famílias


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento