02/05/2024 09:40:31

São 30.200 metros quadrados de asfalto recapeado com CBUQ
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
25/05/2023 10:41

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)

As ruas do bairro Centro, em Lucas do Rio Verde, estão recebendo recapeamento neste mês de maio. Maquinários e trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura e Obras estão finalizando a pavimentação de mais de 30.200 metros quadrados, passando por seis transversais entre a Avenida Mato Grosso até a Avenida Goiás.

“Esse projeto atende toda a região central desde a Rua Santa Fé até a Rua Concórdia. A tecnologia que está sendo usada lá é a CBUQ, que é o que temos de melhor no mercado, digamos, em termos de pavimento asfáltico”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Jardel Bresolin.

O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é uma tecnologia composta por uma combinação de ligante betuminoso, material de enchimento e minerais graduados, também conhecido como britagem. São aplicadas quatro camadas de material de diferentes espessuras.

De acordo com o secretário, o uso de CBUQ tem um valor agregado elevado, porém a durabilidade é maior e a qualidade de acabamento é superior a outras técnicas de pavimentação. Todo o material utilizado é fabricado pela própria secretaria de Infraestrutura e Obras.

Finalizando a região central, outros bairros devem receber o recapeamento com uso do Concreto Betuminoso Usinado a Quente. “De antemão, já avisamos que essa obra não é única. Temos outras áreas que já estão no radar, no processo interno administrativo, que é o recapeamento do bairro Menino Deus”, observa Marcelo.

É importante a compreensão e atenção dos motoristas nestes períodos de obras para evitar transtornos e acidentes nas vias. “Como diz o Prefeito Miguel Vaz, os transtornos são passageiros e benefícios são permanentes. Pedimos a compreensão, pois transtornos existem como o mau cheiro, aquele trânsito impedido, a dificuldade de circulação enquanto estiver em obras, faz parte”, sinaliza o secretário.

Para atender o recapeamento da região central foram utilizadas 1810 toneladas de massa asfáltica.

INFRAESTRUTURA E OBRAS

02/05/2024 08:47

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados que representarão o Município na Etapa Estadual