16/05/2024 01:59:17

Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
06/09/2023 17:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde recebeu 17 mil sementes da típica árvore ipê, nas cores branco, lilás, rosa e amarelo, que inicialmente serão plantadas no Horto Municipal Engenheira Agrônoma Cleusa Inês Ceolin Buzanello. Para essa ação, a secretaria contou com apoio da Syngenta, que fez as doações das sementes.

A ação iniciou após o desafio do prefeito Miguel Vaz à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de plantar mudas de ipês dentro da cidade. Após a semeadura dos ipês, será realizado um plano de plantio das mudas em diversos pontos do Município. A expectativa é que os moradores e turistas, daqui a 4 anos, possam contemplar as árvores pela cidade.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Nós estamos muito felizes com a missão que foi dada a nós. Sabemos que ela é a longo prazo e acreditamos que seja um momento oportuno para deixar a nossa cidade ainda mais bonita. O projeto irá embelezar nossa Lucas do Rio Verde, proporcionará arborização e, ao mesmo tempo, contribuirá para a consciência da preservação. Nossa cidade também será conhecida pela beleza que os ipês irão proporcionar”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Nesta quarta-feira (06), foi realizado o plantio simbólico de algumas sementes nos tubetes que já estão preparados para o plantio, com terra e adubação, pronto para germinar as sementes. Todo cultivo será realizado pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Sustentabilidade e meio ambiente é o sobrenome da Syngenta, esse é o início de uma parceria que dará certo e com certeza nós continuaremos contribuir para Lucas do Rio Verde”, pontua gerente de estação de pesquisa, Karen Toledo.

Como efetuar o plantio de ipê?

Para efetuar o plantio de ipê é muitos simples, selecione o local de plantio (tubete, sacola) preencha com o substrato orgânico e coloque uma semente por recipiente bem na superfície, com um pouquinho de substrato coloque por cima até que preencha a semente e ela fique inteiramente coberta. Regue de uma a duas vezes por dia com poucas quantidades de água por vez.

Germinação

A germinação é variante de 5 a 12 dias e podendo aparecer de um broto por recipiente. Caso isto aconteça, poderá ser feito desbaste (retirada do broto) e colocando em outro recipiente com substrato.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

15/05/2024 17:22

Município entrega projetos arquitetônicos aos beneficiários do Habitacional Sonho Meu

Após retirada desses documentos, beneficiários dos lotes poderão iniciar a construção da moradia