04/06/2026 17:36:53
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12131/

Município recebe equipe do Instituto Rodrigo Mendes sobre educação inclusiva

Seminário Alavancas e visita nas escolas foram as ações promovidas pela Secretaria de Educação
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
28/09/2023 10:48

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde recepcionou, nesta semana, a equipe do Instituto Rodrigo Mendes, que visitaram as escolas municipais, se reuniram com o prefeito Miguel Vaz e finalizaram o itinerário participando de um seminário para conhecerem os projetos voltados à educação inclusiva.

O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Lucas do Rio Verde está entre os dez municípios do Brasil selecionados pelo instituto para o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. A Secretaria de Educação do Município participou do processo de seleção, inscrevendo dez escolas que atendem estudantes público-alvo da educação especial: Pessoas com Deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas com habilidades e/ou superdotação.

As ações desenvolvidas têm como objetivo contribuir para alcançar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação com o movimento de inclusão de todos os alunos, que apresentam alguma deficiência de ordem cognitiva, comportamental ou física matriculados na rede municipal de ensino.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica que o Projeto Alavancas envolveu 11 escolas do Ensino Fundamental, impactou 300 crianças diretamente com o trabalho de 45 profissionais da educação, entre professores e técnicos.

“O maior objetivo do projeto é ampliar os olhares, fortalecer as redes de educação dos municípios e as práticas pedagógicas para trabalhar com crianças com deficiência. Sermos escolhidos significa que estamos no caminho certo”, explica.

A coordenadora de formação do Instituto Rodrigo Mendes, Katia Cibas, elogiou o empenho de Lucas do Rio Verde. “A equipe de educação municipal esteve engajada nesse período de formação. Foram bem atuantes, compartilharam experiências, e vimos que possuem ótimos projetos desenvolvidos no município. O seminário e as visitas nas escolas foram um momento de celebrar as conquistas mostrando os trabalhos realizados e conhecer pessoalmente os colaboradores”, definiu.

As atividades do Projeto Alavancas iniciaram em março de 2023, em São Paulo, com a visita ao Instituto Rodrigo Mendes.

Foram 12 encontros semipresenciais, 40h de formação que oportunizaram a reflexão sobre diversos temas relevantes, que fomentaram a implementação de uma Educação Inclusiva de Qualidade.

O princípio da inclusão visa garantir a todos os alunos o direito à educação na escola, sendo a instituição responsável por promover mudanças estruturais e pedagógicas para incluir todas as diferenças.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição