05/06/2026 12:23:40
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12414/

Profissionais da saúde participam de capacitação referente à campanha Dezembro Vermelho

Objetivo foi capacitar os profissionais para ofertar testes, realizar aconselhamento pré e pós teste e sobre o fluxo de encaminhamento
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
11/12/2023 09:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante a última semana a equipe de médicos e enfermeiros de todas as unidades públicas de saúde de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação referente à campanha Dezembro Vermelho. O objetivo era capacitar os profissionais para ofertar testes, realizar aconselhamento pré e pós teste e sobre o fluxo de encaminhamento para os pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O momento foi dividido por quatro módulos. No primeiro, o tema foi Infecções Sexualmente Transmissíveis e o manejo na Unidade Básica de Saúde. O módulo dois foi sobre atualização da prática dos testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, orientações de armazenamento, intercorrências e notificações.

“Essa foi mais uma atualização para que o aconselhamento pré e pós teste continue sendo realizado de maneira eficaz para o paciente que precisar de todo auxílio caso o seu resultado seja positivo. Essa capacitação é mais um reforço sobre a importância do diagnóstico precoce”, pontua supervisora de planejamento, Keli Paludo.

O terceiro momento foi sobre a importância e aplicabilidade do aconselhamento na assistência integral ao paciente e, o último módulo, foi sobre comunicação assertiva e ética na assistência ao paciente com IST.

As palestras tiveram como facilitadores profissionais que atendem no Serviço de Assistência Especializada, como o médico, Kelvin Alves, a nutricionista, Any Ellen Rodrigues, a assistente social, Amora Artêmis Bandeira, a psicóloga, Bruna Maciel Miura e a bioquímica, Cinthia Gabriela Maria Weber
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição