01/06/2026 11:52:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12543/

GCM intensifica ações de segurança pública em Lucas do Rio Verde

Saldo é positivo com ações focadas nos bairros da cidade
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
22/01/2024 15:48

(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou, desde dezembro de 2023, as ações de segurança pública no município. Com o objetivo de repressão ao crime, em conjunto com as força sde segurança, a GCM segue prestando poio a operação Saturação 07, no intuito de garantir mais segurança nos bairros. 

O relatório de operação, que já chega a 30 dias, é positivo com rondas preventivas, abordagens e blitz de trânsito. As ações são voltadas para os seguintes bairros: Bandeirantes, Parque das Emas, Menino Deus, Pioneiro, Centro, dentre outros bairros.

De acordo com o documento, elaborado pelo Comandante da GCM, José Carlos Medeiros de Lima, as abordagens devem permanecer por tempo indeterminado e tem um cunho preventivo também.

Foram realizadas no período, oito blitz em diferentes áreas da cidade, com 123 veículos apreendidos por diversas irregularidades, como documentação atrasada, falta de equipamento, além de descarga livre entre outros.

No trânsito foram 188 notificações emitidas e 37 prisões em flagrante por crimes como embriaguez ao volante, tráfico de drogas e outros. Durante os trabalhos, foram 136 abordagens nos bairros.

No quesito veículos recuperados em ações realizadas pela Guarda Civil Municipal, de  sete veículos roubados, cinco deles foram devolvidos aos proprietários (dois deles foram recuperados nas cidades de Sorriso e Sinop).

A operação Saturação 04, garantiu que vários materiais fossem apreendidos, como um simulacro de arma de fogo, 13 papelotes análogos à cocaína, 28 papelotes análogos a maconha, cinco pedras de crack e diversas ferramentas comumente usadas para arrombamentos.

“A operação continuará, reforçando o compromisso da Guarda Civil Municipal Armada em promover a sensação de segurança e a ordem pública com emprego do efetivo da GCM, garantindo a prevenção”, aponta o comandante Lima.

A contribuição da comunidade é vista como uma importante ferramenta de manutenção da segurança no município. “Essas ações foram intensificadas e devem permanecer este ano, a pedido do prefeito Miguel Vaz. E a sociedade é uma parceira importante neste trabalho, denunciando”, acrescenta o secretário de Segurança e Pública, Cel. Marcos Vieira da Cunha.

 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line