13/06/2026 08:41:46
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12606/

Município reforça ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

Objetivo é prevenir e combater violações de direitos humanos contra o público infantojuvenil
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maira Matos
10/02/2024 13:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Na noite desta sexta-feira (09) foi realizada uma operação do Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal (GCM), que contou com apoio de todas as forças de segurança. A ação aconteceu nos bares de Lucas do Rio Verde, com objetivo de reforçar a proteção e enfrentamento as violações de direitos humanos de crianças e adolescentes durante o Carnaval. 

Outro objetivo foi mobilizar a sociedade para a importância do respeito e do cuidado com o público infantojuvenil neste período.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Estamos trabalhando por meio de um regime extraordinário. Vamos atuar no plantão de 24 horas e, conforme vierem as diligências, estamos aptos a prestar todo o serviço necessário diante das demandas que porventura vierem”, explicou a conselheira tutelar, Naiara Cáceres.

A violência infantojuvenil atinge alguns níveis, segundo o conselheiro tutelar, Lailson Silva Santos. “Existe a violência física, psicológica e sexual, além da negligência e maus tratos. O turismo sexual infelizmente também é uma realidade e durante o carnaval, com a vinda de pessoas de fora. O cuidado deve ser redobrado com os menores de idade”, reforçou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A orientação do Conselho Tutelar aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes é o resguardo deste público, mais atenção e monitoramento deles neste período de festas, para que não estejam desacompanhados pelos seus responsáveis em locais públicos.

"Temos vários estabelecimentos comerciais que precisam de fiscalização, não só das forças de segurança, mas as demais órgãos municipais. Precisamos orientar, a operação que é extremamente positiva quando se trabalha em equipe", explica comandante da Guardar Civil Municipal, Jota Lima. 

Denuncie

A comunidade pode e deve denunciar casos de violência e maus tratos a crianças e adolescentes. Ligue no 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), 153 (Guarda Civil Municipal),  e também no número de plantão do Conselho Tutelar, no (65) 99241-8162.

Disque 100

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa. O Disque Direitos Humanos – Disque 100 está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)