29/04/2024 12:37:30

Prefeitura realiza capacitação com instituições sobre prestação de contas

Encontro foi ministrado pela equipe do Controle Interno
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
22/02/2024 08:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Foi realizada na tarde da última terça-feira (20), uma capacitação sobre elaboração de projetos para captar recursos públicos por meio de termo de fomento e como fazer a prestação de contas. O curso foi realizado no auditório do Paço Municipal de Lucas do Rio Verde, para todas as Organizações da Sociedade Civil (OSC) que têm registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A capacitação foi uma solicitação do CMDCA para o departamento de Controle Interno da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, considerando as orientações para os editais de seleção de projetos à serem financiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

De acordo com a presidente do CMDCA, Geiciele de Oliveira, quando uma OSC recebe recurso público, ela precisa prestar contas de todos os valores de forma correta. “As associações que receberam recursos do Fundo da Infância e Adolescência - FIA, devem obrigatoriamente prestar conta do valor que recebem, por se tratar de dinheiro público, nós do CMDCA, entendemos que seria de grande importância que os responsáveis por essas associações tivessem uma capacitação, para compreenderem melhor como realizar essa transparência. Nosso objetivo é fazer com que mais associações pleiteiem esses recursos, mas que os invistam da maneira correta!", explica.

“É gratificante compartilhar com as entidades beneficiárias com recurso público, às regras a serem observadas no decorrer da execução do termo de fomento, firmado entre o Poder Público e as entidades, evitando assim as aplicações do recurso de forma equivocada que comprometa a finalidade do projeto proposto, que acarreta dano tanto para as entidades como para a sociedade”, explica Júnior Amaral Lima, gerente do Controle Interno.

CONTROLE INTERNO

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol