09/05/2024 03:09:52

Campo 360 da Agricultura Familiar apresenta inovações para pequenos produtores

Além da oleicultura, são cultivados produtos da fruticultura e cafeicultura
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
20/03/2024 11:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

Um show a parte com cultivo de vários produtos da agricultura familiar é o Campo 360 da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Rio Verde e Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Embrapa), no stand preparado para o Show Safra em Lucas do Rio Verde.

Em um espaço de pouco mais de 3 mil metros, estão expostos para visitação experimentos de diversas variedades de oleicultora, fruticultura, hortifruti e cafeicultura, para que sejam levados aos pequenos produtores, como opções para plantio nas propriedades.

“Essa ideia foi lançada em 2023 para que efetivamente como nas outras culturas, todo o trabalho de pesquisa, desenvolvimento, estudos e viabilidade econômica, também seja feito com experimentos, analises e viabilidade econômica, para a agricultura familiar”, explica o supervisor técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel.

“Estamos trabalhando para que efetivamente lá na propriedade, o produtor não tenha que fazer experimentos. O objetivo é desenvolver pesquisas, auxiliando o homem do campo, para que o plantio seja mais assertivo na propriedade rural”, complementa.

Uma das novidades do Campo 360 para 2024 é o cultivo de café em Lucas do Rio Verde. Segundo Marcelo, os materiais que estão sendo testados no município, já foram testados em outras regiões do estado de Mato Grosso.  “Estamos trazendo dez clones e vamos avaliar aqueles que realmente se adaptam a nossa região e se tornem produtivos”, completou Marcelo.

O supervisor explica que outra novidade apresentada durante a feira é a produção de melão, da espécie Rafael. A fruta vendida no comércio geralmente vinha da região nordeste e passa a ser cultivado em Lucas do Rio Verde, ainda que em pequena escala.

O stand do Campo 360, conta ainda com exposição de um hotel de abelhas, para mostrar o desenvolvimento do Projeto Apilucas, além disso, apresentação do Frutifica Lucas, com mudas de limão, laranja, ponkan e banana. Ainda são apresentados os resultados do Projeto Sementes do Futuro, uma parceria com a empresa Syngenta para o cultivo de mudas de Ipê.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também está presente no Show Safra com uma feira de comercialização. O espaço que conta com produtos da agricultura familiar, fica no Stand da Prefeitura. São vendidos produtos como embutidos, frutas e demais produtos direto do campo.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

08/05/2024 09:37

Assistência Social e Senac abrem vagas de cursos gratuitos

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social