01/06/2026 14:24:05
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12819/

Educação promove capacitação com professores sobre o autismo

Entre as atividades preparadas pela secretaria, estão as formações, rodas de conversa e encontros
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
10/04/2024 15:37

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

À medida que o mundo discute o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça seu compromisso com a inclusão e o respeito a todos os cidadãos. Por meio de iniciativas da Secretaria de Educação, que promove uma série de atividades voltadas para disseminar mensagens de compreensão e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre as atividades preparadas pela secretaria está a formação com os professores de Educação Física, que será no dia (16). Já no dia 17 de abril, será com os pais de alunos autistas, e finaliza as formações no dia 18 de abril, para coordenadores pedagógicos e monitores escolares. Os encontros serão no Centro de Formação.

“Respeito e inclusão são fundamentais em nosso município. Preocupamo-nos diariamente com o bem-estar e a integração de todos os autistas em diferentes ambientes e atividades”, enfatiza o prefeito Miguel Vaz.

Além disso, entre os 24 a 30 de abril, ações de conscientização sobre o autismo nas instituições de ensino. Entre as atividades estão: encontros entre os pais e alunos, reuniões, rodas de conversas, entre outras.

“Diante das iniciativas promovidas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e de tantas outras ações realizadas em todo o país, é possível vislumbrar um cenário de avanço na conscientização sobre o autismo no Brasil. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir uma inclusão efetiva  pessoas com TEA. É essencial que continuemos unindo esforços para promover uma cultura de aceitação, compreensão e apoio às pessoas autistas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, finaliza secretária de Educação, Elaine Lovatel.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line