09/05/2026 05:07:41
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1294/

Secretaria de Saúde continua a campanha de cadastramento da população nos PSFs

O cadastro facilitará o trabalho dos profissionais de saúde, através do banco de dados será possível levantar todos os procedimentos realizados, o que dará mais visibilidade aos recursos investidos na
Por Ascom/Marcello Paulino
24/02/2011 08:56

(Foto: Jaime Kuzniewski)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Com o objetivo de criar um banco de dados eficiente com o registro de todas as pessoas que utilizam o serviço público de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde esta realizando em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) e também no Posto Central o cadastramento da população.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Fabiana Boaventura, com o cadastro os profissionais de saúde terão acesso a todos os dados do paciente, o que tornará o trabalho mais ágil e seguro.

A coordenadora explica que ao acessar o cadastro, será possível levantar todo o histórico médico da pessoa, as consultas, os exames realizados e os medicamentos retirados na Farmácia Central, o que dará mais visibilidade aos recursos investidos na saúde.

Segundo a enfermeira, o trabalho começou em 2009 com o desenvolvimento do software e treinamento dos funcionários. Porém, foi somente a partir de dezembro do ano passado que começou efetivamente o cadastramento.

De acordo com ela, já foram cadastradas pouco mais de 18 mil pessoas, porém a expectativa é manter um banco de dados atualizado, com o registro de toda a população que utiliza o serviço público de saúde.

A enfermeira explica ainda que o cadastro é uma forma de unificar todo o sistema de saúde. “Desde o início deste mês, a Central de Regulação não marca consulta especializada e nem a Farmácia Central entrega medicamento sem o cadastro.”

Fabiana ressalta que o banco de dados da prefeitura é diferente do cadastro realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, através do número de pessoas cadastradas no sistema do governo federal e de projetos desenvolvidos é que o município recebe recursos do Ministério da Saúde. “Para Lucas do Rio Verde é importante que todas as pessoas que utilizam o serviço de saúde tenham os dois cadastros”.

A enfermeira ressalta ainda que mesmo as pessoas que possuem convênio médico devem fazer os dois cadastros, uma vez que existem as vacinas que são disponibilizadas pelo SUS e as doenças que os convênios não cobrem e o sistema público cobre. “A gente nunca sabe quando vai precisar do SUS e fazer a carteirinha garante mais recursos para o município investir na saúde.”

Serviço

O cadastramento esta sendo realizado diariamente em todos os Postos de Saúde da Família e também no Posto Central.

Para fazer o cartão do SUS, os interessados devem comparecer a Central de Regulação que atende das 7h às 11h.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde