06/06/2026 16:06:37
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12956/

Mutirão do CAR Digital começa na próxima segunda-feira (20)

Atendimento será realizado na Unilasalle e deve ser agendado online
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
16/05/2024 11:30

(Foto: Luciano Lupo)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde convida os produtores rurais do município para participarem do Mutirão Ambiental do CAR Digital. Realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o mutirão tem o objetivo de promover o novo modelo do Cadastro Ambiental Rural, que utilizará agora tecnologia e imagens de satélites para ajustes.

A atividade começa na próxima segunda-feira (20), e será realizada até o dia 23 de maio, das 8h às 17h, na Unilasalle de Lucas do Rio Verde.

O produtor rural ou responsável técnico deve agendar o atendimento através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLdPYMH6xgMADIUYteM8hauENssR_CsBiH2uh43cDPiFHA0w/viewform?usp=sf_link

O CAR é um registro obrigatório a todos os imóveis rurais em território nacional, sendo um instrumento de gestão ambiental importante para a implementação do Código Florestal, com informações ambientais das propriedades, compondo a base de dados para ações de monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.

“O CAR Digital vem com uma proposta mais dinâmica e célere para corrigir problemas. É muito importante a participação de todos os proprietários e responsáveis técnicos nesse momento para que a gente avance nessa regularização ambiental”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

SOBRE O MUTIRÃO

Nesta etapa do mutirão, serão atendidos os produtores rurais de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso. Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos.

No atendimento, a Sema apresentará ao produtor a nova base montada pelo estado, para que ele compare com o CAR feito pelo profissional. A partir disso, o produtor pode validar a proposta da Sema e, caso não concorde com o que foi apresentado, ele continua com seu CAR inicial feito por seu profissional.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (20):

19h: Abertura oficial
19h30: Palestra “CAR Digital” – Palestrante: Luciane Bertinatto (secretária adjunta de Gestão Ambiental)
Local: Auditório Irmão Nelson A. Bordignon, bloco 4 da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas).

Terça-feira (21):
14h30: Roda de conversa com responsáveis técnicos
Local: Auditório Irmão Nelson A. Bordignon, bloco 4 da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas)

Segunda a quinta-feira (20 a 23):
8h às 17h: Atendimento individualizado com analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Local: Espaço Sicredi e Espaço ESG da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas).
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição