17/04/2026 01:41:02
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12985/

Mais de 300 produtores rurais foram atendidos no Mutirão Ambiental do CAR Digital

Ação foi realizada em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
24/05/2024 12:40

(Foto: Luciano Lupo)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o intuito de promover o novo modelo do Cadastro Ambiental Rural, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, realizou nesta semana, o Mutirão Ambiental do CAR Digital. 

A ação aconteceu na sede da Unilasalle, onde foram atendidos 322 produtores rurais luverdenses e dos municípios de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso.

“Quero agradecer a parceria das entidades que nos ajudaram no processo do mutirão. Se tratando de questões rurais ambientais, o resultado final foi bastante positivo, mais de 70 propriedades tiveram o CAR aprovado sem passivo. Estamos avançando para que o produtor possa ter a sua propriedade ambientalmente regularizada, e o CAR é a principal ferramenta para isso acontecer”, contou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

No atendimento, a Sema apresentou aos produtores a nova base montada pelo Estado, para ele validar ou não a nova proposta. Além dos atendimentos, foram realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos.

(Foto: Luciano Lupo)

O CAR é um registro obrigatório para todos os imóveis rurais em território nacional, sendo um instrumento de gestão ambiental importante para a implementação do Código Florestal Brasileiro, com informações ambientais das propriedades, compondo a base de dados para ações de monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento. O novo modelo utilizará agora tecnologia e imagens de satélite para ajustes.

Para quem ainda não fez a adesão do CAR Digital, ele continua aberto. O produtor tem aproximadamente, 90 dias para poder interagir com o Sistema da SEMA e aprovar ou não o que está sendo proposto pelo Estado.

Os produtores rurais de Lucas do Rio Verde que não foram atendidos no mutirão e precisam sanar alguma dúvida sobre o CAR Digital, podem comparecer na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fica localizada no Paço Municipal (Avenida América do Sul, nº 2500-S, barro Parque dos Buritis). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril