02/06/2026 16:33:58
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13005/

Lucas do Rio Verde recebe evento de celebração do maior torneio de robótica do mundo

A competição está sendo realizada na Escola Caminho Para o Futuro
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
29/05/2024 17:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Na manhã desta quarta-feira (29), Lucas do Rio verde foi palco do evento de celebração First Lego League, que está acontecendo simultaneamente em diversos lugares do país. Essa atividade foi uma realização da Secretaria de Educação, por meio de um projeto da Associação Mato-grossense de Ciência, Inovação e Tecnologia e Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional. 

A competição está sendo realizada na Escola Caminho Para o Futuro e os alunos participantes são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Os temas são diferentes a cada temporada e, nesta etapa, as três categorias da Lego estão reunidas, sendo a Discover, com crianças de 4 a 5 anos, Explore, com crianças de 6 a 10 anos, e Challenge, com alunos de 9 a 15 anos.

“A First Lego League é o maior torneio de robótica do mundo, com 35 anos de realização, e participar dele traz diversos benefícios para nossos alunos. É um movimento global que desafia crianças e jovens a explorarem o mundo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.  A ideia principal do evento é fazer com que as crianças trabalhem um problema da comunidade a partir de um tema proposto, e dentro dele trabalhe uma solução, mesmo que não seja uma solução aplicável”, explica o coordenador de Robótica, Marcelo Verardi.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, em um cenário em que a tecnologia desempenha um papel fundamental, as instituições que investem em iniciativas como essa demonstram um compromisso com a educação inovadora. 

“Estamos preparando nossas equipes para o futuro, orientando-as a carreiras ligadas às necessidades do mercado de trabalho atual e futuro, é uma oportunidade única para os alunos desenvolverem habilidades essenciais, como colaboração, trabalho em equipe e resiliência”, pontua.

Os grupos participantes são:

Categoria Discovery (4 a 5 anos)

Centro de Educação Infantil Paulo Freire

Escola Municipal São Cristóvão 

Centro de Educação Infantil Aquarela 

Escola Municipal Menino Deus 

Categoria Explorer (7 a 10 anos)

Escola Municipal São Cristóvão 

Escola Municipal Caminho Para o Futuro

Escola Municipal Érico Veríssimo

Escola Luiz Carlos Ceconello

Categoria Challenger (11 a 15 anos)

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) - Dom Bosco

Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional - Emma Tech

Escola Municipal São Cristóvão

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição


02/06/2026 11:08

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação participa do 26º Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste

Evento reuniu gestores para debater os desafios e os avanços do Sistema Único de Assistência Social


02/06/2026 09:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (8)


02/06/2026 07:25

Educação inclusiva em movimento: profissionais da rede municipal avançam na formação em Libras

Formação em Comunicação Avançada capacita professores e monitores para promover acolhimento e inclusão em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 20:02

Lucas do Rio Verde leva força da economia criativa para a FIT Pantanal 2026

Estande luverdense reunirá artesanato, gastronomia, empreendedorismo e experiências que valorizam a identidade local


01/06/2026 17:01

Saae participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento e apresenta avanços de Lucas do Rio Verde

Congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico


01/06/2026 15:55

8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (11)

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o debate, com foco na elaboração de propostas para melhorar o serviço


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes