06/09/2026 13:27:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13015/

Formatura de militares da Cavalaria garante mais efetivo para Lucas do Rio Verde

A conquista do policiamento montado é fruto das solicitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde de aumentar o efetivo e tornar a cidade ainda mais segura
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
04/06/2024 16:09

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)


Ajustar tamanho da fonte:

A ensolarada terça-feira (04) foi marcada pela cerimônia de formatura do 10º curso de Policiamento Montado (Cavalaria) de Lucas do Rio Verde. O evento foi realizado na rotatória do Paço Municipal, após 53 dia de treinamento dos Policiais Militares que definitivamente passam a compor a equipe da tropa especializada que atuará, de forma definitiva, no município.

Com carga 545 horas de duração, entre aulas práticas e teóricas, os policiais tiveram acesso a conteúdos como: tiro montado, técnicas de abordagem policial em viatura e a cavalo, higiene e profilaxia do animal, cólica equina, direcionamento de massa, emprego do cavalo em tropa de choque, entre outros. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

Lucas do Rio Verde terá 20 policiais militares para a Cavalaria sendo que destes, 15 já estão em Lucas do Rio Verde e em atuação. A conquista do policiamento montado é fruto das solicitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde de aumentar o efetivo e tornar a cidade ainda mais segura. 

“Essa formatura representa um adicional ao efetivo que já temos em nosso Município, um importante momento para a segurança pública, mas é válido lembrar que esse não é o único investimento para a segurança, também temos a nova base que será entregue em breve com investimento de mais de R$ 1 milhão, teremos também a instalação da Politec, além das câmeras de segurança, armamento, cursos e capacitações, são investimento estamos fazendo para bem servir a segurança do nosso município”, discorre prefeito, Miguel Vaz.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A partir de agora, os policiais treinados se tornam a segunda Unidade de Tropa Montada do Estado, sendo subordinada ao 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado com a sede em Nova Mutum. 

“Esse momento é muito importante para Lucas do Rio Verde é uma parceria com o Governo do Estado que está dando certo, hoje nós temos 15 que foram transferidos para a cidade, destes, 11 já estão formados, além de mais cinco que ainda virão, totalizando 20 policiais que irá compor a cavalaria luverdense. Isso beneficiará a todos e, eles vão trabalhar para todos”, explica secretário de Estado de Segurança Pública, Cel. César Augusto de Camargo Roveri. 

As ações da Cavalaria são concentradas em eventos esportivos, manifestações públicas, reintegrações de posse, patrulhamento de saturação, feiras agropecuárias, entre outros.

“Hoje com a finalização desse curso, que só foi possível através da integração com o Município, nós acreditamos que isso irá auxiliar na segurança de Lucas e de toda a região. Todo o trabalho que é feito de forma integrada dá bom resultado, nenhum trabalho é feito sozinho e as forças de segurança precisa de integração e a cavalaria está aqui agora para também cooperar nisso. Precisamos combater a criminalização e trabalhar a finco para que a população se sinta segura e protegida”, pontua.

Base da Cavalaria 

A base da cavalaria está sendo construída em aproximadamente 525 m², o novo espaço contará com espaço administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. Além do local que abrigará os animais da Cavalaria.

Os cavalos já foram adquiridos pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço. A cavalaria também dispõe de viaturas.

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Dentre eles a Escolinha de Equitação da Cavalaria e tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/09/2026 13:11

Agricultores luverdenses participam de oficina para elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar

Encontro trabalhou cinco eixos que nortearão as diretrizes para o desenvolvimento do setor nos próximos anos


04/09/2026 12:52

Alunos da rede municipal de Lucas do Rio Verde são premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026

Equipe Emma Tech competiu na modalidade prática de resgate nível 2, em Cuiabá


04/09/2026 10:58

Independência do Brasil: Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (7)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (8)


04/09/2026 08:15

Desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil será realizado na próxima segunda-feira (7)

Neste ano, o evento contará com a participação de três bandas escolares


03/09/2026 16:53

Lucas do Rio Verde atrai novos investimentos e fortalece posição como polo agroindustrial e logístico

Potencial econômico e logístico do município atraiu a Setta Combustíveis, que está construindo o primeiro terminal de combustíveis de Lucas, com início das operações previsto para 2027


03/09/2026 16:29

Espaços públicos estão recebendo placas de orientação sobre descarte incorreto de lixo

Lei prêve multa e até apreensão de veículo usado para prática de descarte de lixo em local proibido


03/09/2026 16:00

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Parque das Araras nesta sexta-feira (04)

A previsão é que as equipes permaneçam no bairro até a próxima terça-feira (08). Na sequência, irão para o Cerrado


03/09/2026 15:00

Secretaria de Assistência Social realiza encontro para alinhar lançamento oficial do protocolo 'Não é Não'

Adesão e próximos passos da iniciativa foram alguns dos temas abordados



03/09/2026 09:04

Prefeitura informa adesão total ao Sistema Nacional de Emissão de Nota Fiscal

Prestadores de Serviço que tiverem dificuldades podem buscar auxílio no Departamento de Tributação e canais oficiais da Prefeitura


03/09/2026 08:22

Lucas do Rio Verde celebra os 50 anos da BR-163 com solenidade e homenagem aos pioneiros

Solenidade e jantar reuniram militares e pioneiros para relembrar a construção da rodovia que integrou a região Norte ao restante do país