25/06/2026 01:41:40
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13183/

Ideb 2023: Lucas do Rio Verde conquista a maior nota de MT nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Escolas municipais foram destaques entre as melhores colocadas do estado
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
15/08/2024 10:00

(Foto: Ascom Prefeitura/arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

Consolidando os investimentos na educação, Lucas do Rio Verde teve a maior nota do estado, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos finais, as duas melhores escolas de Mato Grosso, das redes municipais, também são do município luverdense.

Os números do Ideb referentes ao ano de 2023 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quarta-feira, 14 de agosto. O indicador é essencial para medir a qualidade da educação do Brasil. 

Anos iniciais
Com nota geral de 6,7, Lucas do Rio Verde ficou empatado com outros quatro municípios do estado, sendo Alto Taquari, Itanhangá, Jauru e União do Sul. Os anos iniciais compreendem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O município teve ainda quatro escolas na lista das 10 melhores avaliadas do estado, sendo: Escola Municipal São Cristóvão (2ª colocação com avaliação de 7,5), Escola Municipal Eça de Queirós (6ª colocação com avaliação de 7,4), Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra (6ª colocação com avaliação de 7,4) e Escola Municipal Menino Deus (9ª colocação). 

Anos finais
Com nota geral de 5,5, Lucas do Rio Verde teve a terceira maior avaliação do estado, atrás apenas dos municípios de Nova Marilândia e Arenápolis. Os anos finais compreendem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Entre as escolas das redes municipais, as duas melhores do estado são da cidade luverdense, sendo as escolas São Cristóvão (1ª colocação com avaliação 6,1) e Escola Fredolino Vieira Barros (2ª colocação com avaliação de 6,0). 

Investimentos na educação
Os resultados do Ideb 2023 refletem o investimento da Prefeitura de Lucas do Rio Verde na educação. Atualmente a rede municipal atende aproximadamente 14.100 alunos, em 24 unidades. 

Nos últimos quatro anos foram R$ 91 milhões investidos na infraestrutura escolar. Das diversas obras, destaque para as novas unidades escolares Joice Martinelli Munhack, Marcelino Espíndola Dutra, Érico Verissimo, Irmã Dulce e Darcy Ribeiro.

O Município intensificou os trabalhos de monitoramento da aprendizagem e a capacitação dos professores. As ações contaram com o envolvimento e comprometimento dos profissionais da educação.

“Esse resultado do Ideb evidencia o trabalho sério e constante que é realizado nas unidades escolares. Foram realizadas inúmeras ações para alavancar os resultados, entre elas, parcerias como a do Programa União Faz a Vida, que também teve foco especial para os alunos do 5º ano, que fazem a prova. Estamos muito felizes”, destaca a secretária de Educação, Elaine Lovatel. 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/06/2026 16:33

7º Encontro dos Caps's da Regional Teles Pires será realizado na sexta-feira (26)

O evento reunirá mais cem participantes das unidades da região. O objetivo é a troca de experiências entre os profissionais


24/06/2026 15:34

Dia do Rock Festival: 11ª edição será em 11 de julho reunindo entretenimento e convivência em Lucas do Rio Verde

Com programação gratuita, o evento contará com atrações regionais e locais, valorizando artistas consagrados e os talentos luverdenses.


24/06/2026 09:53

Lucas do Rio Verde está entre os 60 melhores municípios do Brasil em qualidade contábil e fiscal

Município conquista a segunda colocação no Centro-Oeste e se destaca entre as mais de 5 mil cidades brasileiras avaliadas no Ranking Municipal BSPN 2025


23/06/2026 16:39

Nossa Cidade, Nossa História: alunos da rede municipal visitam monumentos históricos de Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Escola Municipal Olavo Bilac aproxima os estudantes da história e cultura local


23/06/2026 16:01

Teatro e reflexão social: espetáculo “Sinhadores: pelo direito à terra” chega a Lucas do Rio Verde

Ação contemplou estudantes da rede pública e alunos das oficinas culturais do município


23/06/2026 12:08

Merendeiras de Lucas do Rio Verde recebem prêmio PNAE 2026 em Brasília

Profissionais da rede municipal de ensino foram duas das vencedoras do 3º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar


23/06/2026 08:25

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do servidor Joamilson da Silva Lima (Bito)

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do servidor Joamilson da Silva Lima (Bito)


22/06/2026 18:06

Nota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos

A informação é inverídica e não corresponde ao Decreto Municipal nº 7.449/2026 nem à sua aplicação


22/06/2026 15:19

Inscrições para o processo seletivo da Residência Médica seguem até o dia 29 de junho

São ofertadas seis vagas na Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. As inscrições são realizadas por meio do site do Enare


22/06/2026 13:39

Programa Ser Família Capacita abre inscrições para cursos gratuitos em Lucas do Rio Verde

Oportunidades são para as áreas de recursos humanos e instalações elétricas


22/06/2026 10:51

Após inauguração do primeiro trecho, ferrovia coloca Lucas do Rio Verde no próximo capítulo da logística de Mato Grosso

Projeto da Rumo até o município fortalece a visão de futuro e consolida Lucas como um dos principais polos de desenvolvimento do país