28/02/2026 13:19:20
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13290/

Placas de alerta sobre obrigatoriedade de coleiras em cães são instaladas em pontos turísticos de Lucas do Rio Verde

Placas informativas foram instaladas no Ernani Jose Machado e Harry Muller
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
29/10/2024 16:34

(Foto: Ascom Prefeitura/Luciano Lupo)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de frequentar espaços públicos com animais devidamente presos a coleira e o recolhimento da sujeira do pet, foram instaladas placas em dois lagos da cidade. A parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Sicredi Ouro Verde MT garantiu que as cinco primeiras placas fossem instaladas na última semana.

Das cinco placas, três foram fixadas no Lago Ernani Jose Machado e outras duas no Lago Harry Muller, conforme explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
“O objetivo das placas é fazer com que as pessoas se sensibilizem, se conscientizem da importância de fazer o passeio com o seu pet de uma forma segura. E essa forma segura, conforme uma previsão legal, é através do animal preso na coleira”, acrescentou Felipe. 

A necessidade de uso da coleira é evitar qualquer tipo de acidente, seja ele em caso do animal ser bravo, ou evitar acidentes como o pet ir para a rua e se perder ou, ainda, provocar algum acidente de trânsito. 

Outra orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é que o tutor leve sempre uma sacola para recolher as fezes do animal, evitando que outras pessoas pisem ou tenham algum tipo de transtorno.

As placas no formato de osso foram fixadas em pontos estratégicos, pensando em evitar a poluição visual do local. “É uma demanda da população, a gente já tinha vários pedidos com relação a isso, e agora conseguimos uma parceria e efetuamos esse trabalho”, finalizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme a Lei Complementar nº 245 de abril de 2023, que trata da reestruturação do Código de Vigilância Sanitária, o artigo 222 determina que é proibido nas vias e logradouros públicos permanecer com cães sem portar coleira do tipo “enforcadeira” e focinheira, em locais onde haja trânsito ou frequência de pessoas.

A intenção é expandir a ideia para outros pontos da cidade, como praças e espaços públicos.
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico