28/02/2026 10:11:21
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13374/

Município encerrará ano letivo de 2024 com fila zero na lista de espera das creches

Período para matrículas de 215 crianças que aguardavam uma vaga na educação infantil começa no dia 02 de dezembro
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
27/11/2024 16:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

O município luverdense encerrará o ano letivo de 2024 com fila zero na lista de espera das creches. Os novos investimentos na área educacional do município luverdense diminuíram o tempo de espera por vagas na rede municipal.

Com a construção das creches Darcy Ribeiro, no bairro Parque das Emas, e a Irmã Dulce, no bairro Jaime Seiti Fujii, e a ampliação da unidade Anjo da Guarda, no bairro Tessele Junior, o município atenderá no próximo ano, mais de 5 mil crianças na educação infantil.

Além das unidades escolares para as séries iniciais, as escolas municipais Marcelino Espíndola Dutra e Profª Joice Martinelli Munhak também atendem a faixa etária 4 a 6 anos, referente a pré-escola, fazendo com o que o município inicie o ano letivo de 2025 com mais vagas.

“O planejamento e monitoramento constante do crescimento natural da demanda de estudantes na rede municipal de ensino e os investimentos realizados durante a gestão municipal, garantiram que a lista de espera de creche fosse zerada. Trabalho focado no acesso e permanência das crianças na escola”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O período de matrículas dos alunos que já fazem parte da rede municipal e das crianças que estavam na lista de espera para creche, começa na segunda-feira, dia 02 de dezembro, e vai até sexta-feira, dia 06.

Os pais dos estudantes, que estão encerrando o ciclo na unidade na qual estão matriculados, deverão retirar o atestado de conclusão e orientações para dirigir-se à unidade escolar de destino.

Já os responsáveis das 215 crianças que estavam na lista de espera das creches, devem comparecer na unidade escolar informada pela Central de Vagas, conforme comunicado enviado via WhatsApp.
 

MATRÍCULAS NOVOS ALUNOS

Conforme a Portaria Nº 2027, que trata sobre o período de rematrícula, transferências e matrículas escolares, a partir do dia 02 de janeiro, começa o prazo para solicitação de matrículas dos novos alunos, tanto para escolas, quanto para creches. O pedido deverá ser feito de maneira eletrônica, até o dia 10 de janeiro, no site: https://educacao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/

A realização da matrícula dos novos estudantes na rede municipal iniciará a partir de 14/01/2025, após os pais ou os responsáveis serem informados pela Central de Vagas Escolares, via WhatsApp, sobre o resultado da solicitação de matrícula eletrônica, devendo apresentar-se na unidade escolar para qual foi direcionado, para realizar a matrícula de seu (sua) filho (a), de posse da documentação necessária e obrigatória.

O não comparecimento na unidade escolar indicada pela Central de Vagas Escolares, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do comunicado recebido, via WhatsApp, implicará a perda da vaga.

No ato da matrícula presencial na unidade escolar, os pais ou os responsáveis devem estar de posse dos seguintes documentos:

I - cópia da certidão de nascimento do estudante a ser matriculado;

II - cópia do CPF (obrigatória) e RG (se tiver) do estudante a ser matriculado;

III - cópia da carteira de vacinação;

IV - cópia do cartão SUS (se tiver);

V - cópia dos documentos do pai, da mãe (obrigatório) ou dos responsáveis tutelados (certidão de nascimento, RG e CPF);

VI - cópia do comprovante de residência atualizado (preferencialmente em nome do dos pais ou do responsável pelo estudante);

VII - comprovante de escolaridade: Declaração ou Histórico Escolar da unidade escolar anterior (no caso de transferência).


Acesse a PORTARIA N° 2027, DE 24 DE OUTUBRO DE 2024: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/legislacoes/23586/2027-2024.pdf


 


 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico