02/06/2026 20:42:39
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13874/

Em parceria com a Prefeitura, Unemat abre inscrições para curso de Agrocomputação em Lucas

São 50 vagas ofertadas e inscrições podem ser feitas de 16 de junho (hoje) a 7 de julho de forma on-line
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros e Olga Kunze
16/06/2025 11:36

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

A partir de uma iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação, na modalidade Turma Fora de Sede. O curso conta com 50 vagas e será ministrado presencialmente na Escola Municipal Olavo Bilac, espaço cedido pelo Executivo Municipal. Nesta manhã (16), o prefeito Miguel Vaz esteve reunido com o diretor do campus da Unemat/Sinop, Júlio Benatti e o coordenador do curso, Benevid Félix da Silva. 

A inscrição pode ser realizada por meio do endereço eletrônico https://portaldocandidato.com/unemat-ps-2025/, de 16 de junho (hoje) até o dia 7 de julho. 

“Honrando nosso compromisso com a educação pública de nível superior, trouxemos para Lucas do Rio Verde, em parceria com a Unemat, o curso de Tecnologia em Agrocomputação, alinhado à vocação do nosso município e de toda a região. Aproveito para agradecer à Unemat por essa importante e sólida parceria, que esperamos continuar fortalecendo nos próximos anos”, destaca o Prefeito Miguel Vaz.

“Ofertar esse curso é oportunizar aos nossos jovens a ampliação de seus conhecimentos e capacitá-los para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho com as pessoas que vêm de fora. Especialmente, porque o curso é voltado para o agronegócio, que é umas das principais atividades econômicas do município”, reforça a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O curso superior de Tecnologia em Agrocomputação tem como objetivo formar profissionais que atuarão com o emprego das tecnologias da informação nas organizações, aptos a produzir e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na área de computação aplicada ao agronegócio. 

“Esse curso é estruturado em quatro eixos principais: um fortemente ligado ao agronegócio, computação, tecnologia e inovação. Além disso, o curso também aborda a área de negócios e empreendedorismo, permitindo que o aluno atue tanto na prática profissional quanto como empreendedor, desenvolvendo soluções inovadoras para o agronegócio”, explica o diretor da unidade da Unemat de Sinop, Júlio Benatti. 

Processo Seletivo 

Poderão concorrer às vagas qualquer cidadão que possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio emitidos por instituições brasileiras reconhecidas, ou estrangeiras quando revalidados no Brasil. 

Do total de 50 vagas ofertadas, 60% são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente (1º, 2º e 3º anos) o Ensino Médio em escolas públicas. Estas também abrangem aqueles que se autodeclaram negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

A solicitação de inscrição gratuita deve ser realizada por meio do endereço eletrônico https://portaldocandidato.com/unemat-ps-2025/ até o dia 23 de junho

A inscrição com o pagamento pode ser feita até o dia 7 de julho, a partir do mesmo link. O valor da taxa é R$60,00 e deve ser paga até o dia 8 de julho.

No momento da inscrição, o candidato deve informar todas informações solicitadas e anexar os seguintes documentos:

    • Documento Oficial de Identificação com foto (frente e verso); 
    • Histórico Escolar do Ensino Médio completo (1º ao 3º ano), frente e verso, em formato PDF legível, assinado e carimbado pelo diretor ou secretário da escola;
    • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso) em formato PDF;
    • Foto do candidato, conforme especificado no edital;
    • Documentos da cota, quando existir conforme a opção do candidato, anexos ao edital;

O processo seletivo será realizado por meio da análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou Documento Oficial Equivalente. 

Confira o Edital nº003/2025 completo e as demais informações sobre o processo seletivo por meio do endereço eletrônico vestibular.unemat.br

Lucas do Rio Verde avança no fortalecimento do ensino superior

A implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde, fruto de uma parceria com a Prefeitura, segue avançando de forma significativa. Recentemente, o Executivo Municipal se reuniu em Cuiabá com a reitoria da UFMT para alinhar os próximos passos do projeto.

Durante o encontro, foi confirmada a construção do prédio definitivo da universidade, que será viabilizado pela Prefeitura, em conjunto com a instituição federal. A nova estrutura será moderna e tecnológica, com foco em ensino, pesquisa e inovação.

Enquanto a obra será executada, as aulas terão início em caráter provisório já a partir de março de 2026, em uma escola municipal que será adaptada para receber os primeiros estudantes.

Com esses avanços, Lucas do Rio Verde caminha para se consolidar como um novo polo de educação superior em Mato Grosso, ampliando oportunidades para os jovens locais e de toda a região.

EDUCAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição


02/06/2026 11:08

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação participa do 26º Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste

Evento reuniu gestores para debater os desafios e os avanços do Sistema Único de Assistência Social


02/06/2026 09:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (8)


02/06/2026 07:25

Educação inclusiva em movimento: profissionais da rede municipal avançam na formação em Libras

Formação em Comunicação Avançada capacita professores e monitores para promover acolhimento e inclusão em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 20:02

Lucas do Rio Verde leva força da economia criativa para a FIT Pantanal 2026

Estande luverdense reunirá artesanato, gastronomia, empreendedorismo e experiências que valorizam a identidade local


01/06/2026 17:01

Saae participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento e apresenta avanços de Lucas do Rio Verde

Congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico


01/06/2026 15:55

8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (11)

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o debate, com foco na elaboração de propostas para melhorar o serviço


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população